Correio dos Campos

Parque Histórico difunde o multiculturalismo durante a Páscoa

O museu mais uma vez investe na tradição multiétnica da região para mostrar aos visitantes a herança cultural dos imigrantes.
16 de março de 2018 às 17:29

COM ASSESSORIAS – A Páscoa no Parque é recheada de tradição. O multiculturalismo regional que se faz presente nos eventos e atividades realizadas pelo Parque Histórico de Carambeí, maior museu histórico a céu aberto do Brasil, marcam presença na celebração da Páscoa.

O Parque Histórico mais uma vez investe nas tradições pascais multiétnicas e resgata práticas alemãs, holandesas e ucranianas para a Páscoa no Parque, explica Felipe Pedroso historiador e coordenador cultural da instituição. “As tradições pascais são importantes manifestações culturais étnicas, com elas podemos compreender sobre determinada cultura e as suas relações com as práticas religiosas. Trazendo essas atividades para o museu, a instituição está evidenciando seu espaço plural”

Na ornamentação do Parque será possível observar traços germânicos, que poderão ser apreciados pelos visitantes 10 dias antes da data festiva. O osterbaum é uma tradicional árvore de Páscoa alemã, decorada com ovos coloridos é um ícone cristão. Para a decoração são escolhidas árvores com galhos secos que representam a morte de Jesus na cruz, estas são ornamentadas com ovos coloridos que simbolizam a vida nova de Cristo e cada cor dos enfeites tem um significado diferente, sendo: vermelho o sangue de Jesus, o verde a esperança, o amarelo a luz e o branco a paz.

A cultura holandesa se fará presente no evento por meio do zoek de eieren (caça aos ovos), brincadeira comum na Colônia Carambehy entre os imigrantes e descendentes. No domingo de Páscoa os mediadores do Parque estarão preparados para receber crianças até 10 anos para mais uma vez replicar a animada caça aos ovos pelos jardins do museu, e difundir a herança cultural neerlandesa.

O legado ucraniano será passado de modo lúdico as crianças que visitarem o museu, na Páscoa. Durante a Oficina de Pêssankas, que é tradicional pintura em ovos, a garotada irá conhecer os costumes desta respectiva etnia.

Serviço:

No domingo de Páscoa, dia 1º de abril, o Parque Histórico abrirá ao público das 11h às 18h. O ingresso para visitar o museu é R$16. Estudantes, professores e doares de sangue regulares mediante apresentação de documento comprobatório pagarão R$8. Crianças até 10 anos, pessoas acima de 60 anos e moradores de Carambeí cadastrados serão isentos da taxa.