Correio dos Campos

Frísia quer expandir seu mercado de sementes

Ao produzir 30 mil toneladas ao ano, cooperativa quer levar Sementes Batavo para além dos mercados de São Paulo e da região Sul.
5 de março de 2018 às 11:01
imagem ilustrativa

COM ASSESSORIAS – Com 30 mil toneladas ao ano, a terceira maior produção de sementes do Paraná é da Frísia Cooperativa Agroindustrial. As sementes de soja, trigo e aveia são comercializadas com a marca Sementes Batavo. São mais de 700 mil sacas que atendem cooperados e o mercado dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Para 2018, a Frísia quer mais: investir na marca e expandir seu alcance aos estados de Mato Grosso do Sul e Goiás.

Mesmo antes de chegar à cooperativa, a qualidade das Sementes Batavo é avaliada. “As sementes começam a ser apreciadas ainda na lavoura. Nossos técnicos acompanham todo o processo – do momento em que o nosso cooperado retira o insumo para realizar o plantio até a colheita e a entrega”, explica Mário Dykstra, gerente agrícola da Frísia. A rastreabilidade da produção faz parte do controle rigoroso que garante insumos de melhor performance.

Em atividade há mais de 40 anos, o setor de sementes da Frísia trabalha atualmente com um média de 30 variedades ao ano. Dos 836 cooperados, pelo menos 110 têm suas atividades voltadas à produção de sementes. Para tanto, o produtor precisa atender à uma série de critérios: além do maquinário adequado exige-se uma área mínima de plantio, que precisa estar localizada em regiões de clima ameno. “É preciso que o produtor tenha grãos em seu histórico com a cooperativa. Também é importante que ele esteja em uma boa região, de temperaturas menos severas e com altitudes entre 800 e 1.000 metros”, salienta Dykstra.

Diretamente ligada ao potencial da produtividade agrícola, a qualidade das sementes é o foco da cooperativa. “A lei permite que se venda sementes com até 80% do potencial de geminação, a nossa régua de corte é mais alta, pois entregamos com no mínimo 85%, sempre visando a qualidade”, afirma Antônio Alberto Gomes da Silva, coordenador comercial de Sementes.

A localização da Frísia é estratégica, com temperaturas mais baixas, colaborando para a conservação do poder germinativo e do vigor das sementes durante o armazenamento – período pelo qual passam por constantes análises.