Correio dos Campos

Apenas no sistema penal IMM atendeu 6.460 pessoas em quatro estados

27 de fevereiro de 2018 às 20:17

COM ASSESSORIAS – Parceiro do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) desde 2012, o Instituto Mundo Melhor (IMM) atendeu somente no ano passado 6.460 pessoas. As ações foram realizadas em 15 unidades penitenciárias situadas em quatro estados brasileiros (Paraná, Rio Grande do Sul, Ceará e Alagoas).

O IMM atua por meio de salas virtuais, oferecendo cursos profissionalizantes aos presos com o intuito de contribuir para a ressocialização dessas pessoas.

Os cursos on-line realizados pelo IMM já resultaram em mais de 75 mil horas de remição de pena para os detentos. Na semana passada foi entregue de uma sala com computadores e impressoras para a realização de cursos on-line aos servidores públicos que atuam no Depen em Ponta Grossa.

“É fundamental atuarmos para melhorar a nossa sociedade. Temos que contribuir para que os detentos saiam capacitados para ingressar no mercado de trabalho e com uma outra visão sobre a vida em sociedade”, ressalta o presidente do IMM, Jeroslau Pauliki.

Justiça Restaurativa

Já a Escola Restaurativa realizou a capacitação de 526 pessoas em 2017. O IMM é parceiro oficial do Tribunal de Justiça do Paraná no âmbito da Justiça Restaurativa. Em Ponta Grossa, o IMM é o responsável, por exemplo, pela impressão do material didático e também por organizar os cursos que abordam o tema em todo o estado.

A Justiça Restaurativa, promovida pelo Tribunal de Justiça, é considerada um método consensual baseada no diálogo, que tem atuado em diversas frentes em todo o país. As práticas desta ferramenta concentram esforços na responsabilização de quem cometeu atos infracionais, buscando também dar voz e valor às vítimas desses casos.