Correio dos Campos

Workshop de Esgrima Histórica e Combate Medieval acontecerá no Parque Histórico

23 de fevereiro de 2018 às 10:38

COM ASSESSORIAS – O Parque Histórico de Carambeí, no dia 24 de março, receberá o Workshop de Esgrima Histórica e Combate Medieval ministrado pelo professor Bruno de Castro, da Academia Ordem do Grifo de Fogo de Curitiba.

O historiador e coordenador cultural do Parque Histórico de Carambeí, Felipe Pedroso, afirma que a instituição mantêm sua agenda aberta para receber atividade culturais como esta. “Precisamos estar abertos para receber este tipo de atividade, que fomenta o calendário cultural da região. O Parque Histórico sempre está na vanguarda inovando e trazendo atividades diferenciadas para o público”.

O curso terá a finalidade de ensinar e proporcionar aos participante a vivencia de técnicas de artes marciais medievais, explica Jean Muksen presidente da HEMA (Artes Marciais Históricas Europeias) Brasil, entidade máxima nacional que organiza torneios e o ranking do esporte. “Durante o Workshop os participantes conhecerão um pouco da esgrima medieval, com espada longa e a tradição germânica do mestre Liechtenauer, do século XIV, esta é apenas uma das muitas HEMA’s que incluem o manejo de armas como polerarms (alabardas, lanças, entre outras) e a técnica de combate desarmado”.

Lucas Kugler, historiador do Núcleo Educativo do Parque Histórico e organizador da Feira Medieval, diz que o Workshop permitirá ao público conhecer este esporte contemporâneo baseado em manuscritos da Idade Média que fará parte da programação do evento medieval. “Na segunda edição da Feira Medieval do Parque Histórico, que acontecerá nos dias 18 e 19 de agosto, contaremos com a demonstração de combate medieval histórico pela Ordem do Grifo de Fogo. O workshop de HEMA age como um introdução ao esporte, possibilitando não apenas a adesão de novos entusiastas, mas também como uma indução educativa para os estudos medievais que é um dos focos da Feira”.

Serviço – O Workshop de Esgrima é aberto para pessoas acima de 12 anos, mediante inscrição antecipada. Para mais informações e para fazer a inscrição entrar em contato com Eduardo Felipe Ramos pelo telefone 42 99819-6942, ou pelo e-mail [email protected].