Correio dos Campos

Dados da OMS reforçam importância do Instituto do Câncer, idealizado por Pauliki

23 de fevereiro de 2018 às 12:12

COM ASSESSORIAS – Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) reforçam a importância da elaboração do Instituto do Câncer dos Campos Gerais (ICCG), idealizado pelo deputado Marcio Pauliki. Segundo a OMS, nos últimos 20 anos, por exemplo, o diagnóstico da doença aumentou 13% em crianças menores de 14 anos.

“É preciso termos uma estrutura adequada e próxima da população para podermos tratar e curar quem enfrenta esse drama na família. Por isso, estou lutando pela implantação do ICCG para atender toda região dos Campos Gerais, bem como receber pacientes do Centro Sul e Norte Pioneiro”, ressalta Pauliki. O Instituto funcionará no Hospital Regional Universitário de Ponta Grossa.

A primeira fase do Instituto do Câncer foi apresentada em novembro e nesse momento os recursos de R$ 2 milhões, conquistados por Pauliki, serão destinados a construção da Farmácia Oncológica e para o Centro de Tratamento de Leucemias e Linfomas (CTL). As famílias de pacientes também terão a sua disposição a Casa da Acolhida – um ambiente acolhedor, com sala de estar, cozinha comunitária, onde as famílias poderão pernoitar e aguardar o tratamento.

Entre 2018 a 2020 serão necessários mais R$ 8 milhões para a construção do novo Centro Cirúrgico que terá 6 salas de cirurgia e adaptação de 25 leitos de internamento, que irá atender também pacientes da Oncologia.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos.

Estima-se que ocorrerão cerca de 12.500 casos novos de câncer em crianças e adolescentes no Brasil somente neste ano. Hoje, em torno de 80% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados.

“Aí vem a importância de termos um centro especializado próximo da população que possa atender com qualidade”, enfatiza Pauliki. No ICCG, as famílias de pacientes também terão à sua disposição a Casa da Acolhida – um ambiente acolhedor, com sala de estar, cozinha comunitária, onde as famílias poderão pernoitar e aguardar o tratamento.