Correio dos Campos

Aliel se destaca em levantamento sobre impacto socioambiental

Relatório aponta o parlamentar como o mais bem colocado no Paraná e entre os melhores do país.
1 de fevereiro de 2018 às 18:03

COM ASSESSORIAS – Um levantamento realizado pela organização Repórter Brasil, denominado “Ruralômetro”, apontou o comportamento dos deputados federais com relação as votações e projetos na área socioambiental. O deputado Aliel Machado (Rede) teve destaque positivo no ranking, ocupando o primeiro lugar entre os paranaenses e o décimo quinto no país na atuação em defesa do meio ambiente.

De acordo com a organização Repórter Brasil, o movimento foi criado por conta do avanço da agenda ruralista na Câmara. Quanto pior o impacto socioambiental dos projetos que o parlamentar votou ou propôs, mais alta é a sua temperatura, podendo atingir o nível de “febre”. Por isso o nome Ruralômetro.

Todos os projetos avaliados têm algum efeito sobre o meio ambiente, as comunidades tradicionais e os trabalhadores rurais. Organizações do setor socioambiental foram chamadas para avaliar esses projetos, indicando se o impacto é negativo ou positivo.

“É mais uma representação do compromisso que o nosso trabalho tem com as causas sensíveis à população. E o meio ambiente é uma pauta importante, que atinge toda a sociedade. Isso mostra que nos debruçamos com seriedade sobre os projetos que propomos e votamos, sempre levando em conta também o impacto que vai causar no meio ambiente”, destacou Aliel.

O levantamento destaca ainda que 60% do Congresso tem atuação desfavorável ao meio ambiente, indígenas e trabalhadores rurais e que a maioria dos deputados recebeu doações de desmatadores ou empresas flagradas com trabalho escravo.

Foram avaliados os deputados federais eleitos em 2014 e que participaram de 3 ou mais votações avaliadas. O número chegou a 494 deputados. O levantamento completo pode ser acessado em ruralometro.reporterbrasil.org.br