Correio dos Campos

Iniciativa vai levar sinal via rádio gratuito aos bairros da cidade

Cadastros já podem ser realizados pelo site e na prefeitura.
10 de janeiro de 2018 às 16:39

A Prefeitura de Carambeí, por meio do Departamento de Informártica, informa que já está sendo feito o cadastramento para acesso a internet gratuita através do projeto “Carambeí Digital”.

Para isso, os interessados devem fazer o preenchimento on line do termo de adesão disponível no link http://digital.carambei.pr.gov.br/ ou diretamente na Prefeitura Municipal/Setor de Protocolo. Único requisito é estar em dia com o IPTU. O acesso gratuito a internet nos domicílios terá alcance em toda área urbana, e na sequencia se estenderá para a área rural (região do Catanduvas).

O projeto iniciou com o sinal de internet gratuita na Praça Cívica e logo após no Terminal Rodoviário seguido com a instalação de hot spots, totalizando seis pontos de wi-fi gratuito. De acordo com o coordenador do projeto e diretor do departamento de informática, Edison Rodrigo Moura, a instalação de 10 torres de transmissão, realizada durante 2017, garantiu a viabilidade do projeto “Carambeí Digital”. Ele informa que o serviço de internet nos domicílios, sem custo, já é uma realidade. “Já realizamos os testes, colocando o serviço de internet disponível em várias residências e o resultado foi um sucesso. A partir de agora, todo munícipe que desejar poderá se cadastrar para usufruir desse serviço”, explica.

A recepção do sinal necessita de uma antena que atenda especificação técnica, que consta no “Termo de Aceite”, na página do cadastro. “O equipamento pode ser adquirido em loja especializada e preferencialmente instalado por técnico”, avisa Moura. Ele ressalta que das dez torres, cinco foram instaladas no perímetro urbano e cinco para atender a região do Catanduva, que entrará em fase de testes a partir do próximo ano.

O sistema do projeto “Carambeí Digital” utiliza tecnologia via Rádio, na frequência de 5,8 GHZ, com serviços de comunicação de dados, soluções de conectividade e suporte técnico, capaz de prover futura operacionalização de sistemas transacionais, de Informática, corporativos, de gestão empresarial, impressão, acessos às bases de dados institucional, a informações e serviços na WEB, videoconferência, comunicação corporativa através de tecnologia IP.

Edison Rodrigo destaca que um dos principais objetivos do projeto é a interligação de todos os departamentos e secretarias do serviço público municipal com dados “full time” disponibilizados para maior eficiência dos serviços prestados a comunidade. Ele informa que o departamento de Informática trabalha para que até meados de 2018, todos os envolvidos com a prestação de serviços públicos possam estar completamente interligados. “Nesse ambiente público haverá além da economia com pagamentos de serviços da internet, também a redução das contas de telefonia fixa, a custo zero entre os departamentos municipais e ainda um controle absoluto das ligações”, esclarece Moura.

O prefeito Osmar Blum desde o início de sua administração teve atenção voltada a melhorar o acesso a internet para o município, principalmente porque a deficiência desse serviço era grande. Na busca por propiciar a população acesso a tecnologia de informação e comunicação para melhorar a gestão dos serviços públicos e simplificar a vida dos cidadãos, realizou visitas a alguns municípios para conhecer e entender a dinâmica do projeto “Cidade Digital”. Dessa maneira junto ao departamento de Informática iniciou o projeto que já está em funcionamento e segue com sistema de alta tecnologia e qualidade.

Segurança – O projeto “Carambeí Digital” trará também mais segurança à população, por meio de câmeras de vigilância que serão instaladas em locais estratégicos. Moura conta que a princípio serão cinco pontos de monitoramento com equipamentos que serão adquiridos com a liberação de recursos na ordem de R$ 150 mil, anunciada pelo deputado estadual Plauto Miró Guimarães, na ocasião do aniversário de Carambeí. “O diferencial desse sistema de vigilância e segurança está no arquivamento das imagens que será em nuvem, estando disponível 24horas de qualquer lugar por meio da internet. O sistema possibilitará o monitoramento colaborativo onde os munícipes poderão integrar suas câmeras residenciais ou de comércio nessa mesma nuvem”, explica o coordenador.