Correio dos Campos

Parceria promoverá adaptação na cafeicultura

5 de janeiro de 2018 às 23:29

AMBIENTE BRASIL/MMA – A necessidade de identificar e divulgar mecanismos de adaptação aos impactos da mudança do clima na produção familiar e na pequena produção cafeeira brasileira levou o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e a organização não-governamental Hanns R. Neumann do Brasil a firmarem acordo de cooperação técnica na área. Estudo elaborado pelo The Climate Institute, organização que estuda o clima no mundo, estima que em 30 anos a mudança do clima poderá reduzir pela metade a área tradicional do cultivo do café.

O documento prevê a elaboração de uma agenda comum de aprendizagem para promover a divulgação das boas práticas de adaptação e mitigação da mudança do clima no setor cafeeiro. Pelo acordo, não haverá repasses financeiros, cabendo ao MMA a identificação de parcerias para a realização de estudos que aprofundem a identificação das vulnerabilidades do setor cafeeiro aos novos tempos.

INTEGRAÇÃO

Conhecida como HRNS Brasil, a instituição sem fins lucrativos apoia mais de 140 mil famílias de pequenos produtores de café em 18 países na América Latina, África e Ásia. Atua como uma plataforma que integra produtores, indústria e órgãos de suporte, trabalhando os fatores econômicos, sociais e ambientais de forma integrada.

O objetivo é tornar o pequeno produtor mais competitivo e prepará-lo para enfrentar os problemas da mudança do clima em sua propriedade. A ideia é capacitar pequenos agricultores e agricultores familiares a melhorar a renda e a qualidade de vida, explorando sua atividade de forma sustentável. Estima-se que o Brasil conte com 287 mil produtores de café, a esmagadora maioria mini e pequenos, responsável por 600 milhões de dólares anuais em exportações.

Com experiência de quase 25 anos nos setores de café e cacau, a organização não governamental é referência por sua eficiência em trabalhar de maneira competitiva a pequena produção familiar. No Brasil, atua nas cidades mineiras de Santo Antônio do Amparo, Nepomuceno, São Francisco de Paula, Lambari, Santa Margarida, Manhuaçu e Lavras, com previsão de expansão para a região do Cerrado e para o Espírito Santo.