Correio dos Campos

Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza consultas para neuropediatra

29 de novembro de 2017 às 21:14

IMPRENSA/Carambeí – A secretaria municipal de Saúde, em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde), iniciou atendimento na área de neuropediatria. A demanda que existia no município foi agendada e até o final do mês de dezembro os pacientes serão atendidos.

O secretário municipal de Saúde, Mario José Avais de Melo Filho, comenta a importância dessa especialidade médica para o município, principalmente no atendimento de estudantes. “Tínhamos uma demanda de quase 80 crianças, a maioria encaminhada pelas escolas. Algumas delas estão com as consultas marcadas, enquanto muitas outras já consultaram. A partir de agora, tanto os encaminhamentos das escolas, quanto os de nossas Unidades Básicas de Saúde terão as consultas garantidas e sem demora”, explicou.

A neurologia infantil é a especialidade que avalia o sistema nervoso central (cérebro, cerebelo e tronco encefálico) e periférico (nervos) das crianças. É o neuropediatra que acompanha o desenvolvimento neurológico das crianças através de exame clínico minucioso e análise das aquisições motoras, cognitivas e de linguagem ao longo do tempo, permitindo diagnosticar e tratar doenças.

Entre os principais problemas levados ao neuropediatra estão as dificuldades no aprendizado escolar, dores de cabeça, hiperatividade e déficit de atenção, gagueira, alteração do tamanho e forma da cabeça.