Correio dos Campos

UEPG promove congresso e semana de turismo

A programação do Congresso de Turismo dos Campos Gerais (V Congretur) e da Semana de Estudos Turísticos (VII Sestur) é componente prático da disciplina de Organização de Eventos do curso de Bacharelado em Turismo da instituição
17 de novembro de 2017 às 14:12

MARILIA WOICIECHOWSKI/UEPG – Com o tema Turismo e Multidisciplinaridades, a UEPG desenvolve, nos dias 21, 22 e 23 de novembro de 2017, a programação do Congresso de Turismo dos Campos Gerais (V Congretur) e da Semana de Estudos Turísticos (VII Sestur), no Campus Central (Praça Santos Andrade, 1). Realizado anualmente sempre no segundo semestre, o evento é componente prático da disciplina de Organização de Eventos do curso de Bacharelado em Turismo da instituição. A escolha da temática deste ano surgiu da necessidade de se estudar o turismo de forma holística, na busca de uma melhor compreensão sobre este dinâmico fenômeno que impacta comunidades em todo o globo, segundo a organização.

A palestra de abertura aborda o tema “O profissional em turismo na sociedade pós-industrial” e será proferida por Luiz Gonzaga Godói Trigo, professor doutor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, atuando nos mestrados de Turismo e de Estudos Culturais e na graduação de Lazer e Turismo. Pesquisador de reconhecimento nacional, Luiz Gonzaga publicou 22 livros e dezenas de artigos e capítulos de livros nas áreas de viagens e turismo, educação e entretenimento. A palestra ocorre, em 21 de novembro, às 19h, no Auditório do Campus Central.

Inscrição e Programação

Para participar do evento, a inscrição (R$ 60,00) deve ser efetuada durante o credenciamento com acesso a toda programação. No dia 22, o congresso/semana registra a apresentação de artigos científicos distribuídos em cinco eixos temáticos: planejamento do turismo; patrimônio turístico natural e cultural; gastronomia e eventos; agenciamento e transportes; turismo e novas tecnologias. Os trabalhos serão apresentados nas salas 16A, 114A, 118A, 120A, do Campus Central, das 9h às 12h.

O dia 23 traz os minicursos: Recreação/Eventos/Qualidade e Experiência Turística/My First Tour/conversação básica com o turista, no Campus Central (9h-12h); Gastronomia, das 10h30 às 12h30 e das 14h às 16h (Atelier du Chef); e Economia Criativa/Turismo Backpacker/Turismo, Cinema e Fotografia/Governança e Empoderamento no Turismo (14h-17h), no Campus Central.