Correio dos Campos

Sensibilização sobre notificações de violência é tema de encontros

26 de outubro de 2017 às 23:10

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, realizou evento, na Biblioteca Municipal, sobre a sensibilização para as notificações de violência interpessoal e autoprovocada para profissionais do CREAS, Conselho Tutelar, Conselho do Idoso, Conselho da Mulher, representantes de escolas municipais e CMEIS, Casa lar, Centro Municipal da Saúde e atenção primária. A palestra foi ministrada pela enfermeira da 3ª Regional da Saúde, Sandra Przybylski responsável pela coordenação das violências dos municípios que compõem a regional.

O objetivo principal foi chamar atenção sobre a realização das notificações de violência em várias formas quando a vítima buscar ajuda pela primeira vez e após o encaminhamento das fichas de notificação para a vigilância epidemiológica do município. No dia 16 de outubro, a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Carambeí, Gisele de Paula Machado reproduziu a sensibilização para os integrantes da rede de proteção do município de Carambeí no auditório do CRAS onde estiveram reunidos servidores da saúde, polícia civil, polícia militar, representantes do setor de educação no município, CREAS e Conselho Municipal do Idoso. Na próxima segunda-feira, 30, a apresentação será para as pedagogas das redes municipal e estadual no Centro de Convivência do Idoso.

“De janeiro a setembro deste anos foram registrados apenas 3 casos de violência, sendo: 1 caso notificado na vigilância epidemiológica e os outros dois em Ponta Grossa no Pronto Socorro Municipal para onde as vítimas de violência sexual foram encaminharas para receber o coquetel antirretroviral”, explica a enfermeira. “Estamos sensibilizando para que os demais serviços sejam parceiros para a realização da notificação dos casos, pois o município de Carambeí encontra-se silencioso quanto às notificações”, destaca Gisele.

No caso de violência extrafamiliar e comunitária, somente serão objetos de notificação as violências contra crianças, adolescentes, mulheres, pessoas idosas, pessoa com deficiência, pessoa com transtorno, indígenas e população LGBT. A ficha de notificação não se aplica à violência extrafamiliar (criminalidade, delinquência), de adultos de 20 a 59 anos do sexo masculino, como brigas entre gangues, brigas em estádios de futebol e outros. Esta ficha é de preenchimento obrigatório da saúde, porém em 2014 foi aberto para que os demais serviços também realizem está notificação.