Correio dos Campos

Empresa Tetra Pak e Instituto Reinventar formam parceria em Carambeí

9 de outubro de 2017 às 14:23

Escolas e CMEIS de Carambeí terão novos parceiros na reciclagem

 

Professores de escolas e CMEIS – Centros Municipais de Educação Infantil de Carambeí participaram na última sexta-feira, 6/10 de uma capacitação especial trazida pela empresa de embalagens Tetra Pack, com técnicos do Instituto Reinventar. A ideia é reunir em parceria as secretarias municipais de Educação e Cultura e de Meio Ambiente de Carambeí para juntas promoverem novas ações de reciclagem no município, com a parceria do Instituto Reinventar, que é uma empresa de Consultoria Ambiental que tem como principal objetivo a inserção da Educação Ambiental.

O secretário municipal de Meio Ambiente de Carambeí, Jean Andrusko participou pela manhã de uma das reuniões de capacitação com as professoras e destacou que a principal meta do projeto é trabalhar educação ambiental no âmbito escolar com o objetivo de melhorar a “Coleta Seletiva”, nas escolas e CMEIS numa iniciativa da empresa Tetra Pak em parceria com o Instituto Reinventar.

As ações em Carambeí terão a inserção de temas ambientais em matérias tradicionais, a introdução da coleta seletiva nas instituições selecionadas e a capacitação de alunos, professores e equipe administrativa para o recolhimento dos materiais. O projeto será dividido em passos, que serão desenvolvidos nos próximos meses. O cronograma passará agora pelas áreas de planejamento, diagnóstico e início de coleta seletiva. As escolas contempladas estarão coletando, caixinhas da Tetra Pak e fazendo doações para cooperativas da região.

A empresa Tetra Pak preza por ações sustentáveis em toda linha de produção das embalagens. As caixinhas são totalmente recicláveis, além de utilizarem matéria-prima de fonte renovável, como plástico oriundo de cana-de-açúcar e papel certificado com manejo sustentável. “Para garantir que a reciclagem das embalagens seja cada vez maior, se aposta em projetos que fomentem o desenvolvimento de toda a cadeia recicladora, com foco especial no consumidor”.

Em Carambeí, estarão participando do projeto de coleta seletiva de embalagens as escolas municipais Geralda Harms, Fátima Augusta Bosa e Tereza Gaertner do Jardim Brasília. A secretária Ana informou ainda que dois CMEIS também participam do projeto o CMEI Santa Rita de Cassia e a Canaã.

Na próxima semana, a secretária municipal de educação e cultura do município Ana Wieslava vai divulgar mais detalhes sobre o projeto e as ações que serão desenvolvidas em Carambeí.