Correio dos Campos

Provopar realiza capacitação para Cooperativa Ambiental de Carambeí

27 de setembro de 2017 às 13:45

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com o Provopar Estadual promove palestras do Programa Ecocidadão para os 26 cooperados da Cooperativa Ambiental de Carambeí. São capacitações com assuntos voltados para o empreendedorismo que melhoram o dia a dia das associações.

A multiplicadora do Programa Daiane Gonzaga comenta que o município tem uma ótima estrutura para coleta seletiva e para separação do material reciclado “O material é bem separado, a população ajuda e o que chega a associação, na sua grande parte, é aproveitado”, ressalta Daiane.

Ela explica que as palestras acontecem com dinâmicas e de forma homogênea, com temas como organização financeira, organização do espaço, layout, planejamento e o estudo do estatuto. Serão realizados mais quatro encontros no município até o fim do ano. A multiplicadora conta que Carambeí foi indicado para participar do programa após receber, na última semana, do Instituto das Águas um caminhão e equipamentos para coleta seletiva.

O programa existe desde 2011,  é uma parceria do Provopar Estadual com a Sanepar e já está presente em 67 municípios. O trabalho dá apoio à organização de associações e cooperativas de catadores de material reciclável. Ao todo 200 associações já foram atendidas neste ano.