Correio dos Campos

Governo sanciona lei que institui mês de prevenção às drogas

18 de setembro de 2017 às 16:05

O governo do Paraná sancionou a lei de autoria do deputado estadual Marcio Pauliki que institui o Mês Estadual de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas. As ações serão realizadas, a partir do próximo ano, todo mês de junho.

A medida quer estimular as ações preventivas e as campanhas educativas sobre o uso indevido de entorpecentes e também a inserção de usuários nos programas de assistência e tratamento. Segundo Pauliki, o principal foco das campanhas devem ser as crianças e adolescentes.

“Precisamos prevenir e ter campanhas educativas que informem os riscos de se tornar um dependente químico. Mas também precisamos estar atento às pessoas que querem sair da dependência química”, ressalta o deputado.

Para o deputado, trabalhar na prevenção também pode resultar em avanços positivos na área de segurança pública com a redução dos índices de criminalidade. “Muitos crimes que vemos por aí tem a droga como principal motivador. Campanhas educativas, intensas e que conscientizem os males que os entorpecentes provocam em toda sociedade são fundamentais. Ter um mês inteiro para debater esse importante tema de maneira séria e intensa contribui muito para toda a nossa sociedade”, enfatiza Pauliki.

A lei visa promover esclarecimentos para conscientização sobre a prevenção ao uso das drogas, desenvolver campanhas e estimular a inserção nas escolas e locais de trabalho de dependentes químicos em tratamento. Com isso, equipes da Polícia Militar, Polícia Civil e também especialistas na área visitarão colégios públicos e particulares para realizar palestras e ações juntamente com os estudantes.

Cerca de 5% da população mundial entre 15 e 64 anos, o que corresponde a uma médica de 243 milhões de pessoas, usa drogas ilícitas, segundo dados do Relatório Mundial sobre Drogas da ONU (Organização das Nações Unidas).