Correio dos Campos

Oficina do Parque Histórico é tema de Feira de Fotografia

6 de setembro de 2017 às 15:40

Casa Padre Theodorus Kopp aprofunda estudo sobre fotografia a partir de ação educativa do museu

 

O Parque Histórico de Carambeí recebeu alunos da Casa Padre Theodorus Kopp, contra turno social da cidade, para a ação educativa Historiografia e Fotografia – O que os olhos do fotógrafo nos contam. A atividade realizada pelo Núcleo Educativo no museu rompeu os muros da instituição, os estudantes desenvolveram um projeto sobre fotografia e se aprofundaram na temática.

A ação educativa, realizada no Parque, buscou demonstrar que a fotografia pode ser usada como fonte histórica e vai além do que é evidente, explica Lucas Kugler historiador responsável pelo educativo da instituição museal. “Para essa reflexão, algumas fotos do acevo do museu foram escolhidas para que os estudantes pudessem observar e refletir sobre o conteúdo delas com orientação de um de nossos mediadores, Pablo Kyoshi”.

A assistente social da Casa Padre Theodorus Kopp, Tainati Pontes Zececki, contou que o projeto de fotografia proporcionou um mês intenso de trabalho e aprendizado com os alunos que saíram para fotografar, fazer entrevistas e conhecer a história da fotografia. “Nosso objetivo foi construir um olhar crítico sobre a realidade, por meio da fotografia. As crianças aprenderam sobre a fotografia e como ela influencia a sociedade até os dias de hoje”.

O historiador ficou animado com o trabalho realizado pelo o contra-turno social, “A Casa Padre Theodorus, mais uma vez, expandiu o horizonte de uma ação educativa realizada por nossa equipe e demonstrou que os seus alunos são ávidos pesquisadores. Para além do aprendizado adquirido do Parque, os estudantes criaram uma feira expositiva sobre a história da fotografia e nos convidaram para presenciar o resultado, o que foi uma experiência produtiva e gratificante”, entusiasma-se Lucas.