Correio dos Campos

Proposta de Pauliki soluciona falta de médicos para IMLs de todo o Paraná

4 de setembro de 2017 às 17:29
Pauliki com o Diretor Geral da Polícia Científica, Hemersson Bertassoni

Foi aprovado nesta segunda-feira (04) o projeto de lei que garante que o governo do estado possa comprar 10 dias de folga dos servidores de todos os membros da Polícia Científica, órgão que contempla os médicos do Instituto Médico Legal (IML). Essa reivindicação foi levada ao governo do estado pelo deputado Marcio Pauliki e visa resolver o problema da falta de médicos dos IMLs do Paraná.

De acordo com o projeto, o Poder Executivo fica autorizado a instituir “a Diária Especial por Atividades Extrajornada Voluntária” para todos os membros da Polícia Científica. Atualmente, o médicos legistas do Instituto tem 20 horas semanais. Essa medida possibilitará que o atendimento de todos os IMLs do Paraná seja ampliado conforme as demandas de cada região.

“Tenho como uma das principais bandeiras a reestruturação do IML, especialmente o da região dos Campos Gerais. Essa medida vai ao encontro dos nossos anseios para que a população não seja prejudicada”, afirma Pauliki.

O mesmo projeto atende outro pedido do parlamentar que é da necessidade de ampliar o número de agentes penitenciários. “A jornada extra possibilitará que se tenha mais profissionais tanto nos IMLs quanto nas penitenciárias. Essa medida aumenta o efetivo do IML em até 30% Mas ressalto que continuarei cobrando o poder público para a realização de um concurso público nestes setores”, ressalta o deputado.

Segundo o projeto de lei, a extrajornada também contemplará Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e integrantes da Polícia Civil.

IML de Telêmaco

Em visita ao coordenador da Polícia Científica do Paraná, Hemerson Bertassoni Alves, Pauliki também garantiu que será realizada a construção do IML de Telêmaco Borba. A obra será edificada atrás do Hospital Regional da cidade. “Essa construção irá desafogar e descentralizar o trabalho do IML de Ponta Grossa”, afirma Pauliki. Em breve, o IML de Ponta Grossa irá receber reforços de até 13 novos profissionais.