Correio dos Campos

Parceria entre Prefeitura e Instituto das Águas permite perfuração de poços artesianos

1 de setembro de 2017 às 16:25

A Prefeitura Municipal de Carambeí, em uma parceria com o Instituto das Águas do Paraná, iniciou a perfuração de dois poços artesianos em localidades diferentes na zona rural do município. Os trabalhos iniciaram pela comunidade do Catinha e após seguem para a Campina do Jetuva.

A administração municipal buscava essa parceria desde 2013, quando apresentou a demanda para perfuração de dois poços, na Cassandoca e Catinha. “Para os moradores da Cassandoca conseguimos a ampliação da rede de abastecimento de água pela Sanepar”, lembra o prefeito Osmar Blum (PSD) ao comemorar o início dos trabalhos, “é uma reivindicação antiga dos moradores, estamos felizes em poder atender além do Catinha também a Campina do Jetuva”, frisa Blum.

A secretária municipal de Desenvolvimento, Aline Valer de Macedo, relata que o pedido foi reapresentado em 2015 e com o apoio do deputado estadual, Plauto Miró, foi viabilizada a perfuração dos poços. Ela explica que o Instituto das Águas realiza a perfuração dos poços, a contra partida da prefeitura é a aquisição dos equipamentos e a instalação da caixa d´água, “os ramais de ligação ficam por conta dos moradores”, conta.

De acordo com o chefe do escritório regional do Instituto, Edson Afonso Maciel, a previsão é que até a próxima quarta-feira, dia 6, o primeiro poço já esteja concluído. “Após a perfuração, realizamos a análise da qualidade da água, medimos a vazão e lacramos o poço”, relata.