Correio dos Campos

Médicos e enfermeiros participam de capacitação

24 de agosto de 2017 às 15:32

Médicos e enfermeiros da rede pública de saúde de Castro, Carambeí, Ipiranga e Ivaí participam nesta quinta-feira (24), da oficina para Formação de Multiplicadores para Prevenção, Controle e Redução da Sífilis, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde por meio da Terceira Regional de Saúde de Ponta Grossa em parceria com os municípios.

De acordo com a chefe da Epidemiologia da Terceira Regional, Cynthia Baroni, a oficina faz parte da estratégia para conter a doença que se tornou uma epidemia no Brasil. O objetivo é que os profissionais multipliquem as informações por todas as portas de entrada da saúde como hospitais, unidades básicas de saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPA). “É um trabalho que iniciou no ano passado com a criação de grupos técnicos que formaram instrutores para capacitar multiplicadores, porque precisamos da colaboração da atenção básica para dar conta”, explica.

Os profissionais também receberam orientações do médico Adilberto Raymundo sobre as mudanças no manejo clínico da doença.

A coordenadora do SAE/CTA de Castro, Ana Paula Lemos, explica que a doença tem cura se tratada corretamente, caso contrário pode trazer consequências graves como atingir os sistemas nervoso e cardiovascular, entre outras. “Muitas pessoas não sabem que estão doentes e deixam de procurar recursos. No caso das gestantes, a doença pode ser transmitida para o bebê e causar má formação, aborto e morte do bebê após o nascimento. A prevenção é o melhor caminho. É possível fazer o teste rápido em qualquer unidade de saúde e ainda no SAE”, finaliza.