Correio dos Campos

Frísia promove Digital Agro com os temas robótica, sensoriamento e monitoramento e gestão

22 de agosto de 2017 às 07:15

A Digital Agro, feira de soluções tecnológicas para o agronegócio, abordará as temáticas robótica e automação, sensoriamento e monitoramento e gestão. O evento acontecerá nos dias 21 e 22 de setembro, em Carambeí (PR), e é organizado pela Frísia Cooperativa Agroindustrial, uma das mais tradicionais cooperativas do Brasil com 92 anos de história.

Desafio – Rodrigo Tsukahara, coordenador de Agrometeorologia da Fundação ABC, entidade referência em pesquisa agropecuária e que organiza tecnicamente a Digital Agro, afirma que as três temáticas atualmente desafiam os produtores rurais. “Nós discutimos vários assuntos que poderiam ser abordados. Porém, escolhemos estes em função da crescente oferta de novas tecnologias, com uma preocupação adicional sobre a aplicabilidade de cada uma delas, durante os processos de planejamento e tomada de decisões na propriedade rural”, explica. “Estamos trazendo a melhor tecnologia disponível de cada tema”, completa.

Realidade – “A Fundação ABC está ciente da realidade do produtor hoje e estamos desenhando uma feira e convidando empresas que farão parte do futuro da agricultura digital”, conta Fabrício Povh, pesquisador e coordenador da Mecanização Agrícola e Agricultura de Precisão da Fundação ABC.

Senso crítico – As três diferenças principais do evento, segundo Tsukahara, são instigar o senso crítico dos produtores, promover uma visão multilateral sobre as tecnologias disponíveis e o fato da organizadora da feira ser uma cooperativa. “O evento já começa diferente porque é uma cooperativa quem está organizando e em uma região agrícola de muita tradição no uso de tecnologias”, destaca.

Agricultura digital e questões práticas – A intenção dos organizadores é que a feira trate de conceitos para a agricultura digital como também de questões práticas para o cotidiano do produtor. “Tentamos imprimir na feira algo que aguce o senso crítico do produtor rural. Ele deve questionar se aquilo que está sendo apresentado é o melhor para a propriedade dele, ou como determinada tecnologia será integrada no processo de gestão da propriedade”, defende Tsukahara.

Painéis – A feira terá ainda painéis promovidos pelos principais nomes da tecnologia digital – não necessariamente ligados ao agronegócio, mas que também podem ser usados no segmento – e na participação de empresas e startups que desenvolvem ou estão criando conceitos para ser utilizados futuramente. Essas duas questões irão se integrar às discussões e indicações de tendências rurais.

Sobre a Frísia Cooperativa Agroindustrial – Fundada em 1925, a Frísia é a cooperativa mais antiga do Paraná e segunda do Brasil. Localizada na região dos Campos Gerais, tem sua produção voltada ao leite, carne e grãos, principalmente, trigo, soja e milho. A cooperativa tem como principais bandeiras: cooperativismo, em que o resultado alcançado se deve a união do trabalho de todos os cooperados e os colaboradores; a diversificação da produção, englobando a produção leiteira, de grãos e de proteína animal; e a alta qualidade do que é feito e comercializado, com animais de excelente genética, rastreamento e investimento em tecnologia, infraestrutura e mão de obra. (Imprensa Frísia)