Correio dos Campos

Carambeí apresenta PPA em audiência pública na Câmara Municipal

22 de agosto de 2017 às 19:18

Foi realizada, na tarde desta terça-feira, dia 22 de agosto, a audiência pública para apresentação do Plano Plurianual (PPA) 2018-2021 na Câmara Municipal. O PPA foi apresentado pela equipe técnica de finanças do município, com as explanações do Contador Nelson Christi e sua equipe técnica, com a presença do presidente da Câmara Diego Xavier de Macedo, e também dos vereadores Jeverson Gomes da Silva, e Diego Silva, além de servidores da Câmara Municipal num evento aberto ao público. Da prefeitura estiveram presentes os secretários municipais de finanças Marcelo Greskiv, de Assistência Social Adalberto Westphal e de Meio Ambiente Jean Andrusko, além da Assessoria de Rosane Definski e de técnicos da Câmara e do município que também estiveram presentes.

Nelson Crist ressaltou que a apresentação em audiência pública atende a Lei Complementar 101, de 4 de maio de 2000 (LRF – Lei de Responsabilidade Fiscal), e o projeto do PPA precisa agora ser apreciado pelos vereadores e devolvido ao Executivo, para sanção do prefeito. A partir de hoje, a Câmara Municipal de Carambeí estará apreciando o PPA-Plano Plurianual do Município, para o período de 2018 a 2021, o qual foi apresentado na audiência pública.

O secretário municipal de finanças de Carambeí Marcelo Greskiv lembrou que o PPA é uma das normas básicas que integram o planejamento municipal, ao lado da LDO-Lei de Diretrizes Orçamentárias e LOA-Lei Orçamentária Anual. “O PPA define toda a utilização dos recursos públicos, com ele a população tem condições de ver onde os recursos públicos estão sendo aplicados, ou seja, ver onde seu dinheiro está indo”, disse Greskiv. O secretário salientou, ainda, que todo o plano foi realizado de forma conjunta, com reuniões com os secretários e diretores das secretarias. “Tivemos um olhar para as necessidades de cada secretaria, em consequência para as necessidades da cidade. Agora temos as metas estipuladas, vamos fazer os acompanhamentos necessários e vamos analisar o resultado obtido por meio de indicadores”.

PPA

O PPA é um instrumento previsto no art. 165 da Constituição Federal destinado a organizar e viabilizar a ação pública, com vistas a cumprir os fundamentos e os objetivos. Por meio dele, é declarado o conjunto das políticas públicas do governo para um período de 4 anos e os caminhos trilhados para viabilizar as metas previstas. O PPA define as políticas públicas do governo.
Todas as informações estão disponíveis na secretaria municipal de Finanças. (Com Assessorias)