Correio dos Campos

Prefeitura realiza plantio de árvores na Praça Cívica

16 de agosto de 2017 às 18:34

A Prefeitura Municipal de Carambeí por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente iniciou, nesta quarta-feira (16), o plantio de árvores adultas na Praça Cívica, centro da cidade. A ação é realizada com base no Plano Municipal de Arborização Urbana – PMAU. O secretário municipal de Meio Ambiente, Jean Andrusko, esclareceu sobre o plantio das espécies de ipê, criticado por alguns munícipes após o anúncio na página da Prefeitura no Facebook.

Ele aponta que os ipês, roxo e amarelo são árvores nativas utilizadas para arborização urbana, de crescimento moderado a rápido, que não possui raízes agressivas, sua altura podem ultrapassar 12 metros formando uma grande área sombreada ao seu redor. “Sua floração atrai polinizadores, como beija-flores e abelhas. O plantio destas árvores na praça está relacionado com o Plano [Municipal] de Arborização Urbana que estabelece algumas regras para esta finalidade. Estes exemplares plantados hoje foram transportadas do antigo viveiro municipal e tiveram o acompanhamento e orientação do engenheiro florestal, Celso Rota, voluntário deste trabalho”, esclarece.

Em relação ao plantio das palmeiras, Jean explica que o plantio atende um requisito do PMAU no tocante a harmonização que consiste em manter árvores ou plantas da mesma espécies próximas, “tendo em vista que as palmeiras da Avenida do Ouro fazem parte da história de Carambeí optou-se em manter alguns exemplares desta no canteiro da praça, também está previsto um novo plantio de árvores de grande porte as quais serão doadas por empresas do município onde o engenheiro florestal, Celso Rota, está definindo quais espécies irão conciliar beleza, harmonia e sombra”, conta.

Pracinha

Outro local que recebeu um exemplar de ipê amarelo foi a pracinha localizada entre as ruas Esmeraldas e Granada. No final do mês de julho foram cortados dois pés da espécie alfeneiro e um cinamomo, que conforme o secretário de Meio Ambiente esclarece, a portaria do Instituto Ambiental do Paraná – IAP, nº 059,de 15 de abril de 2015, considera essas espécies exóticas e não são aconselhadas para arborização urbana devido aos problemas estruturais que causam em calçadas, muros e tubulações.

No caso específico da pracinha foram retiradas as raízes dos alfeneiros que já estavam danificando calçadas e galerias pluviais. Jean conta ainda que todo mês a secretaria recebe dezenas de solicitações para poda ou corte de árvores na área urbana que estão apresentando de alguma forma riscos a população, “90% das vezes este problema foi ocasionado pelo plantio em local incorreto ou pela escolha errada da espécie, e não faz sentido você plantar uma árvore em frente a sua casa e alguns anos depois solicitar a poda ou corte”, avalia.