Correio dos Campos

Alunos preparam Jardim Medicinal na Escola Integral Thereza Seifarth

7 de agosto de 2017 às 22:31

Os alunos do segundo ano da Escola Municipal Integral Thereza Gaertner Seifarth estão envolvidos no projeto Agrinho “Eu no meio: Mistura que cura”. Com várias dinâmicas, o projeto contempla educação ambiental, trânsito, bullying e cultura afro-indígena.

A professora das Oficinas (jogos matemáticos e intelectuais, literatura, apoio pedagógico e projetos), autora do projeto, Fabiani Magri, explica que os alunos desde o início do ano letivo estão envolvidos nas atividades dentro da escola e também em aulas passeio. Eles visitaram a sede administrativa da Sanepar, em Ponta Grossa, onde por meio de imagens puderam entender o processo de captação e tratamento de água e esgoto. Nesse passeio eles foram acompanhados pelos bonecos do Projeto Agrinho e juntos conheceram um jardim montado sobre a primeira caixa d’água coletiva da cidade de Ponta Grossa.

Outra atividade que envolveu e motivou os alunos foi a apresentação de um teatro de fantoches, que por meio de brincadeiras e linguagem de fácil assimilação, apresentou às crianças a importância da higiene diária. “Eles adoraram a apresentação e entenderam a necessidade do autocuidado, um dos eixos do projeto”, comenta a professora Fabiani Magri.

Uma das dinâmicas que envolveu pais e comunidade foi a reorganização do espaço da horta da Escola, onde serão plantadas ervas medicinais. O local ganhou vida nova com as cercas pintadas de branco e com a arte colorida de Romero Brito, impressa pelos alunos. Os canteiros estão sendo separados por garrafas pet que foram coloridas pelas próprias crianças. O objetivo da professora é fazer da antiga horta um jardim medicinal, onde toda a escola esteja envolvida. “Para tanto, na fase de arrecadação de mudas, que inicia nesta semana, todos os alunos estão comprometidos. A intenção é termos uma grande variedade de plantas medicinais para usarmos nas necessidades das crianças”, declara.

A professora comenta que a decisão de desenvolver o projeto foi proporcionar mais atividades lúdicas às crianças, visto que elas permanecem no ambiente escolar por tempo integral. “É um projeto longo e amplo contemplando vários temas que necessitam de uma abordagem especial para que realmente possam fazer a diferença na vida das crianças”, enfatiza.