Correio dos Campos

Pracinha terá plantio de árvores adequadas e previstas no PAM

28 de julho de 2017 às 11:46

A Prefeitura Municipal de Carambeí, por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente, realizou a poda das árvores na “pracinha” localizada entre as ruas Esmeraldas e Granada. A medida foi tomada conforme o Plano Municipal de Arborização (PAM) e também por medidas de segurança, já que as calçadas estavam danificadas pela raízes das árvores e a visibilidade da sinalização de trânsito na região não era boa. Novas árvores serão plantadas na região, dessa vez adequadas para o terreno conforme previsto no PAM.

O assessor da secretaria do Meio Ambiente, Clodoaldo Gauliki, comenta sobre a necessidade da poda drástica para recuperar as calçadas e retirar os galhos da rede elétrica, proporcionando assim melhor visibilidade para as placas de sinalização de trânsito. “O local será arborizado de forma adequada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Hoje aconteceu o corte, mas o local receberá novas espécies adequadas para áreas públicas”, informa.

O Plano Municipal de Arborização foi elaborado em 2016 pela Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e objetiva nortear as novas ações que serão implementadas no plantio de árvores, auxiliando também naquelas onde já houve plantio de forma irregular.

No PAM, todas as árvores do município foram catalogadas e georreferenciadas e estão dentro de uma base de dados que é composta por mais de duas mil espécies. Esse arquivo conta com imagens, dimensões e demais informações de cada uma delas.

Um dos propósitos da prefeitura é permitir acesso do PAM à toda comunidade, disponibilizando-o na Biblioteca Municipal, secretaria municipal de Meio Ambiente e também no site da Prefeitura, onde já está aberto a consulta através do menu “downloads”.