Correio dos Campos

No Dia Mundial de Combate às Hepatites, Carambeí promove ações de rotina

28 de julho de 2017 às 11:34

Nesta sexta-feira, 28, se comemora o Dia Mundial de Combate às Hepatites. A data será marcada por diversas ações em todo o estado do Paraná. Em Carambeí a ação está voltada a atividade de rotina, que conta com a aplicação da vacina contra Hepatite B e também dos testes rápidos contra os tipos B e C.

A enfermeira do departamento de Epidemiologia, Gisele de Paula Machado, explica que este ano não haverá nenhuma ação especial. “Estaremos realizando nosso trabalho rotineiro com as vacinas contra a hepatite B, ministradas na sala de vacinas do Centro Municipal de Saúde. Além disso trabalharemos no agendamento do teste rápido contra as hepatites B e C, na Unidade Básica Nova Holanda”, informa.

Ela esclarece que a vacina contra a hepatite B está no calendário básico de vacinação da criança. Jovens e adultos não vacinados podem receber a dose diretamente na Sala de Vacinas, necessitando apresentar a Carteira de Vacinação e Cartão do SUS. A vacina é injetável e ministrada em três doses, tanto em crianças recém nascidas, quanto em jovens e adultos.

A enfermeira informa que para a Hepatite C ainda não existe vacina e alerta para que as pessoas que pertencem ao grupo de risco, principalmente usuários de drogas e aquelas que praticam sexo sem proteção, realizem o teste rápido. “O teste consiste em uma pequena perfuração no dedo, sendo indolor. Para realizá-lo é preciso agendar diretamente na Unidade Básica Nova Holanda”, explica.

O tratamento para as hepatites B e C é feito a base de medicamentos que estão disponíveis na rede pública de Saúde.