Correio dos Campos

Saúde e bem-estar canino são discutidos em audiência pública

6 de julho de 2017 às 18:26

O Projeto Guarda Responsável foi discutido na última sexta-feira, (30), em audiência pública realizada na Câmara Municipal. A ação é uma parceria das secretarias municipais de Desenvolvimento, Saúde e Meio Ambiente, e tem como pauta o controle populacional canino e o bem-estar dos animais.

Durante o evento, foi debatido a situação dos animais de rua em Carambeí, que na maioria das vezes estão nas vias públicas mas pertencem as residências próximas. A veterinária responsável pelo projeto, Andressa Dudcoschi, enfatizou que o projeto tem como proposta além do controle dos animais também a orientação de seus donos, “a maioria das pessoas que precisam de vacinas antirrábicas no município é por eventuais mordidas de cachorros próximos ou que pertencem a pessoas conhecidos, por esse motivo é muito importante a educação da população sobre os principais cuidados com os animais,” destaca Andressa

Ela ressalta que a audiência despertou a atenção das pessoas, pois além dos representantes das secretarias envolvidas no projeto, também contou a participação de membros da comunidade, que puderam expor suas ideias e reivindicações em relação ao bem-estar dos animais. A veterinária também destaca que o projeto vai ser elaborado e enviado para aprovação pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná.

Texto e fotos: Edilene Oliveira.