Correio dos Campos

Aliel discute mudanças no Fies propostas por Temer

5 de julho de 2017 às 18:02

O deputado federal Aliel Machado (Rede) se reuniu hoje (5), em Brasília, com membros da Subcomissão Especial que analisa a inadimplência e monitora o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), e o Programa Universidade para Todos (ProUni). Aliel, que é relator dos projetos da subcomissão, quer discutir as mudanças propostas pelo Governo Temer para o Fies, que deverão ser anunciadas amanhã (6) pelo Planalto.

Para Aliel, se as mudanças no programa forem aceitas como estão sendo divulgadas, irão alterar substancialmente o acesso de estudantes ao programa. “O Governo irá enviar à Câmara uma Medida Provisória, quando na verdade deveria enviar um Projeto de Lei. Qual a urgência das alterações para serem encaminhadas em forma de MP? Esse tema merece ser debatido mais amplamente. Por isso nos reunimos e, assim que for editada a MP, vamos verificar o teor das mudanças e propor emendas para evitar que os que precisam do programa sejam prejudicados”, afirmou.

A subcomissão faz parte da Comissão de Educação, da qual o parlamentar é membro titular desde o início do mandato. Na semana passada Aliel relatou o projeto aprovado pela comissão que irá utilizar o critério de renda como desempate na pós-graduação.