Correio dos Campos

Encontro regional realizado em Carambeí discutiu a preservação dos mananciais

8 de junho de 2017 às 13:48

Carambeí realizou na terça-feira, 6, o 1° Encontro de Conservação de Recursos Hídricos dos Campos Gerais, no clube da AFCB, com a presença de autoridades do município, de Cooperativas da região e produtores rurais. A  iniciativa é da Prefeitura Municipal de Carambeí por meio da Secretaria do Meio Ambiente, com apoio Sanepar e das cooperativas, o evento discutiu o resultado do monitoramento dos mananciais e alertara sobre piora da qualidade da água.

O Secretário Municipal do Meio Ambiente, Jean Andrusko destaca que o encontro atingiu as expectativas de público com a presença de produtores rurais, técnicos da área, estudantes e cooperados das cidades de Arapoti, Piraí do Sul, Castro, Palmeira e Carambeí. Ele explica que a abordagem principal foi  sobre o  correto manejo de dejetos, buscando conscientizar a promoção de ações sustentáveis para a preservação da bacia hidrográfica do rio São João. Ressaltou que a participação das empresas e da Sanepar foi fundamental para o sucesso do encontro.

O evento foi aberto pelo prefeito de Carambeí Osmar Blum, o vice-presidente da Câmara Municipal Jeverson Gomes da Silva, presidente da Cooperativa Frísia Agroindustrial, Renato Greidanus, presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente Carlos Roberto Xavier de Macedo, assessor do gerente-geral da Sanepar – região sudeste, Marcio de Souza e, gerente da Sanepar regional Telêmaco Borba, Edson Michaloski.

Aproximadamente 120 pessoas participaram desse primeiro encontro que teve  como palestrantes  Cynthia Castro Correa Malaghini, da Sanepar, Gabriel Barth fundação ABC, Rafael Cabral Gonçalves Sanepar e Rodrigo Yoiti Tsukahara Fundação ABC que além dos monitoramento falaram sobre o que pode ser feito para melhorar a situação dos mananciais e o melhor meio de prevenir a poluição deste rios.