Correio dos Campos

Assembleia dos Conselhos Tutelares discute a intersetorialidade em Carambeí

8 de junho de 2017 às 18:03

Conselheiros e ex-conselheiros tutelares da região Norte e Sul do estado reuniram-se em Carambeí na tarde desta quinta-feira (8) na sede do CCI – Centro de Convivência do Idoso para discutir os temas que mais tem movimentado os profissionais que trabalham com os direitos da criança e do adolescente.

Pela manhã, na abertura oficial, o prefeito de Carambeí, Osmar Blum (PSD), destacou a necessidade do trabalho em parceria nos programas intersetoriais de iniciativa da União do Estado e dos municípios, junto às organizações da sociedade civil que são as responsáveis por escrever uma nova história para crianças e adolescentes. Blum agradeceu o empenho de sua equipe da secretaria municipal de Assistência Social, hoje sob o comando de Adalberto Westphal que segundo o prefeito “não mede esforços para atualizar os profissionais que tratam dos direitos das crianças e adolescentes no município”. Destacou ainda o prefeito a atualização e o conhecimento são armas que servem aos profissionais que fazem parte desta “rede” que tem como único propósito trabalhar em conjunto nas mais diversas áreas ou setores, unificado a concepção de criança pessoa sujeito de direito e cidadã.

O primeiro palestrantes, convidado pela ACOTNORP – Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares da Região Norte do Estado do Paraná, foi Marcelo Marcos de Araújo, que falou sobre o tema da “Intersetorialidade” onde enfocou que todas as áreas de atuação com a criança devem demandar de atualização de novas aprendizagens, em benefício da proteção integral da criança e seu desenvolvimento pleno, tal como determinam o ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente também a LDB – Lei de Diretrizes e Bases. Segundo ele “muita gente que atua na área dos direitos da criança está percebendo que a abordagem multissetorial ou holística é necessária e possível, e ela se dá pela estratégia da ação conjunta de diferentes setores, quer dizer, na intersetorialidade”.

Após as explanações houve a mesa temática com a discussão da intersetorialidade na visão dos conselheiros presentes com abertura para perguntas e questionamentos. Logo após seguiu-se intervalo para o almoço e após a palestra coma advogada Herega Casagrande que falou sobre “Os Direitos Sociais e Ampla defesa dos conselheiros tutelares”. “Para a advogada o conselheiro tutelar hoje deve ser o mais preparado e conhecedor de leis possível, e antes de tudo é necessário também este profissional assumir seu verdadeiro compromisso de defender e promover os direitos da criança” enfatizou.

Estiveram presentes as seguintes autoridades: o presidente da Câmara Municipal, vereador Diego Macedo, o secretário municipal de Assistência Social, Adalberto Westphal e o secretário municipal de Finanças, Marcelo Greskiv.