Correio dos Campos

Gincana antitabagismo movimenta escolas em Carambeí

1 de junho de 2017 às 19:26

Escola Municipal Tônia Johana Harms vence gincana antitabagismo com a equipe verde com o nome “Guerreiros contra o tabaco”.

Quase 300 alunos estudantes dos quintos anos das escolas municipais de Carambeí participaram dia 31/05 de uma atividade especial alusiva ao dia de combate ao fumo. Foi mais uma edição da Gincana Antitabagismo, que contou com o trabalho das equipes de técnicos das duas secretarias que promoveram apresentações artísticas, atividades lúdicas com gritos de guerra e até apresentações artísticas.

Um momento cultural especial teve a apresentação de um Rapper e das ACS – Agentes Comunitárias de Saúde do bairro do Boqueirão, mandando um recado especial para os alunos sobre o perigo do cigarro.

A secretaria municipal de saúde, em parceria com a secretaria municipal de educação já desenvolve há mais de cinco anos um trabalho intensivo com os alunos visando o combate ao tabagismo, e em 2017 foi mais um encontro que reuniu os a alunos com atividades no campo e no Ginásio Batavo, das 8 às 15 horas. As secretarias de meio ambiente e de esportes também participaram da gincana, contribuindo para a execução das provas.

A escola municipal campeã geral da gincana 2017 foi a Escola Municipal Tônia Johana Harms, com a equipe de cor verde, com o nome Guerreiros contra o Tabaco, que teve a participação da professora Gislaine Duarte, ficando em primeiro lugar geral entre as provas. A escola segunda colocada foi Escola Municipal Thereza Seifert com a equipe marrom com o nome de Pássaro Negro.

A escola municipal que foi destaque pela arrecadação de material reciclado foi a Escola Municipal Thereza Seifert que reuniu 630 quilos de material reciclado, o que representa algo em torno de 2,87 quilos de material reciclado por aluno. Nesta atividade teve a participação da equipe do programa Ferira Verde da Secretaria de Meio Ambiente.

Destaque também na gincana foi a Escola Municipal Rural de Santa Cruz que reuniu 1,73 quilos de material reciclado por aluno da escola.

Durante a gincana aconteceram provas dentro e fora do ginásio da Batavo com atividades como apresentações do grito de guerra, caça a batucas de cigarro, elaboração de frases, montagem de quebra-cabeça, atividades com baldes, esponjas, corridas com ovos em colheres, torta na cara, e as competições de melhores frases e a realização de um teatro. Ao final do evento aconteceram sorteios de brindes entre os alunos.