Correio dos Campos

Plano Municipal de Arborização segue para o Legislativo

30 de maio de 2017 às 18:26

O Plano Municipal de Arborização (PAM) foi tema da audiência pública, coordenado  pela secretaria Municipal de Meio Ambiente  realizada nesta terça-feira, 30, na Câmara Municipal de  Carambeí, que reuniu representantes do poder público e sociedade civil.A apresentação do PAM que irá nortear a arborização urbana foi realizada pelo engenheiro  da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), Lucas Araújo Hyckzy.

O secretário Municipal de Meio Ambiente, geógrafo e técnico ambiental  Jean Andrusko, conta  que o PAM foi elaborado em 2016 pela AMCG e objetiva nortear as novas ações  que serão implementadas no plantio de árvores e auxiliar também naquelas que já estão plantadas  de forma irregular. “A partir de agora teremos um embasamento técnico  para que possamos ser assertivos quanto a espécie a ser plantada no local delimitado”, frisa.

Ele explica que no PAM todas as árvores do município nas áreas de passeio foram catalogadas e georreferenciadas e estão dentro de uma base de dados, que é composta  por mais de duas mil espécies, com imagens, dimensões e demais informações. Um dos propósitos é dar acesso à toda comunidade, disponibilizando na Biblioteca Municipal, secretaria Municipal de Meio Ambiente e site da Prefeitura ( já aberto a consulta – wwwcarambei.pr.gov.br, no menu de downloads).

“O próximo passo agora é tornar o PAM, uma lei municipal, para tanto será enviado ao legislativo  e num prazo aproximado de 45 dias estará totalmente oficializado”, informa Jean Andrusko