Correio dos Campos

Melhor jogador do mundo de Futebol 5 para Cegos estará em Ponta Grossa a partir do dia 19

17 de maio de 2017 às 16:20

O Centro Esportivo para Pessoas com Deficiência “Jamal Farjallah Bazzi” estará recebendo a partir desta sexta-feira (19) o Torneio Regional Sul de Futebol 5 para Cegos, competição realizada pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) em parceria com a Secretaria de Estado do Esporte e Turismo (SEET) e da Fundação Municipal de Esportes (Fundesp).
Segundo Marco Macedo, presidente da Fundesp, esta é uma oportunidade ímpar para os ponta-grossenses conhecerem um pouco mais do trabalho desenvolvido pelas entidades que atuam na inserção social dos portadores de deficiências. “A principal motivação é mesmo o espetáculo proporcionado pelos paratletas compensando a falta de visão com talento e determinação” afirma o dirigente.
Para o público ponta-grossense a principal atração é Ricardinho, o melhor jogador do mundo e que defende a AGAFUC-RS ao lado de Luan, Damião, Raimundo e Maurício Dumbo, todos atletas da Seleção Brasileira campeã paralímpica, além de Coki Padilla da Seleção da Argentina. Mas a atual campeã é a APADV-SP, que aposta no entrosamento da sua equipe para assegurar o bicampeonato.
O Paraná tem como representante a Associação Esportiva dos Deficientes Visuais do Estado do Paraná (AEDV-PR) de Curitiba. Confira os demais participantes: Associação dos Cegos do Rio Grande do Sul (ACERGS-RS); Associação Gaúcha de Futsal para Cegos (AGAFUC-RS); Associação de Pais e Amigos e Deficientes Visuais (APADV-SP); Associação dos Deficientes Físicos de Pelotas (ASDEFIPEL-RS); Centro de Emancipação Social e Esportivo de Cegos (CESEC-SP); e Instituto Nova Visão (INV-SP).
As equipes foram colocadas em duas chaves, sendo o Grupo A com três e o B com quatro. Os dois primeiros de cada um avançam para a semifinal. Os vencedores da fase eliminatória fazem a final da competição e os derrotados jogam pelo bronze. Ao término do Regional, as duas melhores equipes que não forem da Série A estarão classificadas para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro.