Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Museu Imigrante Holandês movimenta Arapoti em evento com arte, gastronomia e livro que relata os 65 anos da colônia holandesa

Festival Multicultural Open Day é gratuito e acontece neste sábado (29), com apresentações artísticas, expositores locais e opções gastronômicas

 Museu Imigrante Holandês movimenta Arapoti em evento com arte, gastronomia e livro que relata os 65 anos da colônia holandesa
(Foto: Reprodução)

COM ASSESSORIAS - O Museu Imigrante Holandês, de Arapoti/PR, realiza neste sábado (29) mais uma edição do Festival Multicultural Open Day, uma iniciativa que fomenta a integração da cultura holandesa (e neerlandesa) com a comunidade do município. O evento terá diversas manifestações artísticas, com uma programação repleta de atividades recreativas, como apresentações de danças, declamação de poemas, espetáculo teatral, coral e workshop.

Mais de 30 expositores locais participam da feira de artesanato e da praça de alimentação, oferecendo uma variedade no cardápio que mescla pratos holandeses e populares. A entrada é gratuita.

“O Open Day surgiu como uma oportunidade para o museu abrir as suas portas e receber toda a comunidade de Arapoti e região para que todas as culturas, incluindo a holandesa, possam se expressar e possibilitar a troca de conhecimento por meio da arte, da gastronomia, e do acervo e réplicas, que é fruto de estudo e muita pesquisa”, comenta Anna Maria Noordegraaf Jongsma, integrante do Conselho do Museu Imigrante Holandês.

“Arapoti: um Imigrante Conta a Sua História”

Os visitantes também podem adquirir livros novos e usados no sebo do Open Day, cuja arrecadação será integralmente revertida para a manutenção do museu. Na ocasião, será vendido o livro de memórias “Arapoti: um Imigrante Conta a Sua História”, escrito a quatro mãos por pai e filho, Florus Bosch (1921 - 2004) e Peter Bosch, que é também o responsável pela tradução em português.

Escrito originalmente em 1983, o livro foi publicado pela primeira vez em língua holandesa. Neste ano, foi lançada a edição bilíngue do livro, com apoio da Capal Cooperativa Agroindustrial, responsável por viabilizar financeiramente a publicação.

“Arapoti: Um Imigrante Conta a Sua História” reflete nos escritos e nas ilustrações a vivência e o olhar de Florus, um imigrante holandês, sobre os primeiros anos da colônia em Arapoti, com testemunhos pessoais, diversos casos curiosos e histórias que relatam as dificuldades e conquistas da época.

O historiador e coordenador do Museu Imigrante Holandês, Osvaldo Matos, explica que o relançamento do livro foi em celebração aos 65 anos da colônia holandesa em Arapoti e representa um legado dos pioneiros que contribuíram para a formação da cidade.

“Esse é um livro autoral e muito importante para a preservação da memória dos primeiros 25 anos da colônia holandesa na região. O leitor passa a entender quais foram os principais desafios e como se deu a solidificação dos holandeses em Arapoti, desde a chegada das famílias até a adaptação e o desenvolvimento da agricultura e da pecuária leiteira, a base econômica no campo que se mantém forte até hoje”, diz o historiador.

Para a Capal, o relançamento da publicação é também uma forma de dar visibilidade a quem promoveu o cooperativismo como base para desenvolvimento rural e social da região. “Além de memórias pessoais, as páginas revelam o espírito de comunidade, o trabalho coletivo e a confiança no futuro que moldaram não apenas a colônia, mas também o município de Arapoti e a história da Capal”, registra a mensagem da cooperativa no livro.

A edição de “Arapoti: Um Imigrante Conta a Sua História” é bilíngue, em português e holandês, e estará disponível para venda no sebo do Open Day no valor de R$ 40. Os interessados em adquirir o livro que não puderem prestigiar o evento podem entrar em contato com o museu pelo WhatsApp (43) 98831-7611.

SERVIÇO

FESTIVAL MULTICULTURAL OPEN DAY

Data: 29/11 (sábado)

Local: Museu Imigrante Holandês

Horário: 15h - 21h

Evento gratuito

Mais informações no Instagram @museu_imigranteholandes

Compartilhe:

Leia também

Evento marca lançamento dos Projetos Turismo nas Escolas e Parque ao Lado

Mais Lidas

Comunidade participa da programação e decoração do 15º Natal no Parque em Carambeí

Descubra Ponta Grossa promove capacitação com foco em qualificação turística

Caminhão pega fogo em acidente e motorista sobrevive ao cortar cinto com canivete

Prefeitura anuncia últimas vagas para curso gratuito de Masseiro

Profissionais de saúde participam de capacitação sobre boas práticas de esterilização de materiais

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia