Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Casarão do Jardim Ceres recebeu oficina “Patrimônio Cultural de Arapoti”

Resgate da história do município

Casarão do Jardim Ceres recebeu oficina “Patrimônio Cultural de Arapoti”
(Foto: Divulgação/PMA)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - O Projeto Cadernos do Patrimônio Cultural – Arapoti realizou a Oficina ‘Patrimônio Cultural de Arapoti’ no Casarão do Jardim Ceres nos dias 27 e 28 de abril. A mediação do evento foi feita por Antônio Cavalheiro, historiador e mestre em arqueologia, e Letícia Nardi, arquiteta e urbanista, especialista em gestão do patrimônio cultural e mestre em urbanismo, história e arquitetura da cidade.

Ao todo, foram realizadas três oficinas com exposição de conteúdo e dinâmicas sobre os conceitos de patrimônio cultural, meio ambiente, arqueologia e dos usos do patrimônio cultural como recurso. Por fim, os presentes participarão de um debate.

O prefeito Irani Barros compareceu em uma das oficinas, momento que aproveitou para falar sobre a importância do resgate da história do município que vem sendo feita nos últimos anos e já gerou frutos como a recuperação do casarão e cemitério da Fazenda Boa Vista, do Casarão do Jardim Ceres e a obra em andamento para reconstrução da antiga estação ferroviária.

Próximo Evento - No dia 05 de maio, quinta-feira, o Projeto promove o Seminário ‘Patrimônio Cultural de Arapoti’, também no Centro Estudantil. O evento contará com uma apresentação do projeto e do Conselho do Patrimônio Cultural de Arapoti (COMPAC), além de atração musical. Após debate, serão lançados o site do projeto cultural e o livro ‘Patrimônio Cultural de Arapoti: Referências’, que será distribuído entre os presentes.

Projeto Cadernos do Patrimônio Cultural – Arapoti - De autoria de Antônio Cavalheiro, debruça-se sobre as informações do Programa de Identificação das Referências Culturais de Arapoti, desdobramento da pesquisa arqueológica realizada nas áreas de silvicultura da Fazenda Três Pinheiros. Ao todo, foram registrados e identificados 20 bens culturais significativos para o município.

Além do apoio institucional da Prefeitura Municipal de Arapoti através da Divisão de Cultura, o Projeto Cadernos do Patrimônio Cultural – Arapoti conta com o apoio da Companhia Paranaense de Energia (Copel) e é realizado pelo EPPC - Estudos e Projetos em Patrimônio Cultural, Inspire-C Arquitetura, Urbanismo e Patrimônio Cultural e Núcleo de Mídia e Conhecimento. O projeto foi aprovado no Programa de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) da Secretaria de Estado da Cultura, do Governo do Paraná.

Compartilhe:

Leia também

Cooperativas recebem homenagem na Câmara Municipal de Arapoti (PR)
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia