Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Associação das Mães dos Autistas de Arapoti faz alerta sobre o uso de fogos de artifício com ruídos

Associação das Mães dos Autistas de Arapoti faz alerta sobre o uso de fogos de artifício com ruídos
(Reprodução/Internet)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - As pessoas com autismo sofrem muito com a queima de fogos de artifício na virada do ano, pois têm uma sensibilidade auditiva muito maior. Os fogos ruidosos podem provocar um enorme desgaste e angústia para essas pessoas e seus familiares.

A sensibilidade sensorial pode causar crises nas pessoas com autismo. “Meu filho João, de 4 anos, quando acorda assustado, que é o caso com o barulho dos fogos, imediatamente entra em crise”, afirma Isabel de Lima Xavier, mãe atípica e presidente da AMAA – Associação das Mães dos Autistas de Arapoti.

Uma crise nesse caso pode ser vista como um momento de grande tensão e nervosismo. Quando ela ocorre, podem surgir comportamentos como choro, gritos, tremores e agressividade, inclusive a auto agressão.

Pesquisas mostram que entre 56% e 80% das pessoas com TEA têm hipersensibilidade auditiva, ou seja, têm uma alteração do processamento sensorial auditivo que afeta a percepção dos estímulos, nesse caso sendo muito intensa diante de sons. O barulho dos fogos de artifício pode ser percebido como excessivamente alto para essas crianças, podendo até causar dor.

Em Arapoti há uma lei que impede o uso, o manuseio, a queima e a soltura de fogos de estampidos e de artifícios, bem como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro barulhento.

“Esta lei, de 2021, deve ser amplamente divulgada, pois muitas pessoas não sabem desta proibição e insistem em usar fogos com estouros. Pedimos a toda a população que respeite, assim teremos festas verdadeiramente felizes para todos”, reforça Isabel.

Além das pessoas com TEA, o barulho dos fogos é nocivo para idosos, bebês e animais.

Galeria de Imagens:

Leia também

Cooperativas recebem homenagem na Câmara Municipal de Arapoti (PR)
Publicidade

Mais Lidas

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia