Arapoti, Jaguariaíva e Piraí do Sul recebem oficina gratuita de gastronomia tropeira

COM ASSESSORIAS – O projeto Experiência Tropeira promove na próxima semana mais três oficinas gastronômicas voltadas para o tema tropeirismo nos Campos Gerais. As inscrições são gratuitas e abertas para profissionais da gastronomia, como chefs de cozinha, cozinheiros, empreendedores do setor gastronômico e gestores de restaurantes e lanchonetes. A realização é da Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (Adetur) em conjunto com a Estratégia Projetos Criativos e Inspire Projetos Criativos, com apoio das prefeituras locais e parceria com a Fecomércio/Senac PR.
As oficinas acontecem em Arapoti (13/05), Jaguariaíva (14/05) e Piraí do Sul (15/05). São ofertadas 12 vagas em cada cidade e as inscrições já podem ser feitos pelo link: www.sympla.com/adeturcamposgerais.
O presidente da Adetur, Guilherme Forbeck, explica que a atividade é apenas parte de um projeto integrado que envolve promoção da cultura, valorização histórica e desenvolvimento do turismo. “Com essa oferta, nós pretendemos aproximar as pessoas do tema tropeirismo, para que haja cada vez mais a implementação dessa cultura nos produtos turísticos da região”, defende.
O primeiro município contemplado com esta série de oficinas foi Palmeira, na última quarta-feira (30/04). Devido à alta demanda, o limite de participantes da oficina foi ampliado e as inscrições para o município esgotaram em dois dias. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Cultura, Turismo e Comunicação de Palmeira, Friedrich Norbert Kliewer, esta formação gratuita terá forte influência nos empreendimentos gastronômicos da cidade. “No nosso município a marca do tropeirismo é muito grande, ficamos agradecidos por promover esse momento de aproximação”, conta.
A empreendedora Carolina Baptista participou da oficina de gastronomia tropeira que ocorreu em Palmeira. Segundo a empresária, o interesse pelo tropeirismo foi um grande motivador para sua participação, mas a experiência superou suas expectativas. “ Aprendi muita coisa nova para poder servir aos turistas, atrair mais público e ampliar minha empresa”, conta.
O projeto Experiência Tropeira é uma iniciativa que oferece a imersão na cultura tropeira nos Campos Gerais do Paraná. A programação envolve história, música, teatro e gastronomia. O projeto é patrocinado pela Copel, por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná.
Cronograma
13/05 – Arapoti
Local: Cozinha da Paróquia São João Batista (Rua Emiliano Carneiro, 1649)
Horário: 13h30 às 17h30
14/05 – Jaguariaíva
Local: Cine-Teatro Valéria Luercy (Rua Salomão Felix da Silva, s/n)
Horário: 13h30 às 17h30
15/05 – Piraí do Sul
Local: APAE (Travessa Francisco de Luca, s/n – Centro)
Horário: 13h30 às 17h30