Alunos desenvolvem projeto revolucionário para substituir adubo tradicional por solução orgânica
COM ASSESSORIAS – Os alunos do 5º ano da Escola Municipal Clotário Portugal, coordenados pela Professora Jessica Cristina Pinheiro, promoveram na última semana uma palestra com um técnico da Sanepar para apresentar o projeto ‘Biossólido – Adubo orgânico feito do lodo do esgoto’. O encontro contou com a participação da secretária de Educação Mayara, vereadores, além de representantes da área agrícola e da comunidade.
O projeto faz parte das ações do Agrinho e a turma foi destaque na elaboração de um substituto do adubo tradicional com odor pelo adubo orgânico.
Para o projeto, os alunos iniciaram estudos sobre a água, como o uso consciente, tratamento de água e tratamento de esgoto. “Durante nossos estudos sobre o tratamento de esgoto descobrimos o biossólido, que é um adubo feito do lodo do esgoto, tratado, sem cheiro e muito mais nutritivo para o solo, e o melhor, distribuído de forma gratuita aos produtores. Isso seria a solução para o nosso problema”, explicou a professora Jéssica.
Com o andamento do projeto, a professora destaca que uma proprietária de terras próxima da escola, participou na escola de uma palestra sobre o assunto na quinta-feira (20). Disse que gostou da ideia e estava disposta a aderir a ideia do biossólido. A professora afirma que a Sanepar produz esse adubo, mas ele ainda é pouco divulgado.
Com informações – Folha Paranaense e Portal Boca no Trombone