Correio dos Campos

CimSaúde quer potencializar recursos do Estado

8 de abril de 2024 às 14:14
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) passará a contemplar exames de alta complexidade na Ficha de Programação Orçamentária do Estado (FPO). Hoje, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) pode repassar mensalmente ao Consórcio até o teto de R$ 237 mil da FPO. Este valor deve ser utilizado para exames de média complexidade dos municípios consorciados, e é repassado após apresentação dos procedimentos realizados. “Nós pretendemos potencializar este recurso, incluindo novos procedimentos no rol oferecido aos pacientes”, esclarece a diretora, Pâmella Costa.

A ideia, conforme a diretora, é a utilização do recurso na íntegra. Assim o Consórcio pode solicitar financiamento maior do Estado. “O faturamento anual do CimSaúde está em R$ 2 milhões. Valor esse custeado mais de 90% pelos municípios. Queremos maior participação dos demais entes”, explica.

Para tratar do tema, e incentivar municípios quanto a utilização da FPO, o CimSaúde formou Câmara Técnica junto às Regionais na última quinta-feira, que passará a debater frequentemente e verificar formas de otimizar a utilização do recurso. “Discutimos com as duas regionais de saúde (3ª e 21ª) e os 19 municípios consorciados o novo espelho da FPO para que contemple exames de diagnóstico e imagem que atenda a real demanda dos municípios como forma de desonerá-los”, conta Pâmella.