Correio dos Campos

Energia solar compartilhada é o novo potencial social e econômico à construção civil

Pesquisa revela que mais da metade das famílias brasileiras, que pretendem comprar um imóvel, dão preferência a imóveis que contem com a chamada "tecnologia verde".
28 de março de 2024 às 16:19
(Foto: Reprodução/internet)

COM ASSESSORIAS – A preocupação com a sustentabilidade é uma demanda crescente na sociedade. Pesquisa da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) apontou que, em 2022, 58% dos entrevistados afirmaram que aceitariam pagar mais caro por um imóvel que contasse com uma tecnologia verde. Já 80% das fontes declararam que o meio ambiente é uma das prioridades antes da compra de uma residência.

Uma das principais ferramentas que as construtoras podem utilizar para atingir esse público crescente é a energia solar. Essa fonte renovável permite a diminuição da emissão de gases nocivos à atmosfera ao mesmo tempo em que oferece maior autonomia energética aos condomínios.

“Eu tenho percebido que, principalmente no alto padrão, o mercado imobiliário já absorveu bem às matrizes energéticas como fontes renováveis e, em alguns casos, algumas construtoras buscam selos atrelados a boas práticas ao meio ambiente. Condomínios menores também já apresentam uma busca, mesmo que ainda tímida”, explica Josué Pedro de Souza, vice-presidente de Lançamentos e Comercialização Imobiliária do Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná (Secovi-PR).

Acesso à energia solar

Para o especialista, o principal entrave para a popularização da energia solar nos condomínios brasileiros são os custos para implementação de sistemas próprios de geração. “Isso porque o custo para implementação de placas fotovoltaicas ainda é alto e isso acaba recaindo para o condomínio ou para a construtora, sendo repassado ao final para o consumidor”, complementa.

Pensando em uma solução para essa equação, a AXS Energia oferece energia solar, sem a necessidade de instalação de placas ou a realização de qualquer tipo de obra para popularizar esse acesso. Assim, o consumidor tem acesso a uma energia verde, com menos investimento e maior sustentabilidade. Com usinas instaladas nos estados de Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso, São Paulo e Goiás, a empresa oferece descontos tarifários aos consumidores.

“Os nossos clientes se tornam beneficiários da energia gerada em nossas usinas. Fazemos a análise individual para indicar o melhor perfil de consumo e, quando a produção for maior que a energia consumida, o cliente recebe créditos na carteira solar que podem ser utilizados em períodos com menor geração por até cinco anos”, explica Eduardo Coutinho, diretor comercial e de marketing da AXS Energia.

Na modalidade, a AXS Energia possibilita que os consumidores optem por uma energia mais sustentável e econômica, que resulta em 10% de desconto no valor gasto por mês.

“Acredito que esse seja um caminho sem volta. Cada vez mais as pessoas estão preocupadas com a sustentabilidade e as fontes renováveis oferecem oportunidades para o futuro”, finaliza o vice-presidente de Lançamentos e Comercialização Imobiliária do Secovi-PR.