Correio dos Campos

AMCG avança pela criação da ‘Enciclopédia Cultural dos Campos Gerais’

7 de fevereiro de 2024 às 08:32
Encontro entre lideranças também debateu o cenário da cultura regional e definiu metas para 2024. (Foto: Allyson Santos/AMCG)

COM ASSESSORIAS – Artistas de todos os 19 municípios da região dos Campos Gerais poderão contar, em breve, com uma nova plataforma online voltada à divulgação de obras, espaços e eventos. A criação da Enciclopédia Cultural foi um dos temas abordados durante a reunião do Fórum Permanente de Cultura da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), realizada nesta semana.

O encontro realizado na Mansão Villa Hilda, em Ponta Grossa, reuniu secretários municipais, diretores e outros representantes, com o objetivo de traçar ações de fomento, avaliar o atual cenário da cultura regional e alinhar novos projetos. Os primeiros passos para a elaboração da Enciclopédia foram dados ainda em 2023, com reuniões de alinhamento e a criação da logo oficial do projeto.

O coordenador da AMCG Cultura e secretário municipal de Ponta Grossa, Alberto Portugal, falou sobre a iniciativa que promete ser, além de um catálogo para os municípios, uma vitrine para que toda a população possa conhecer e prestigiar as produções regionais. “Durante o período da pandemia, nós entendemos a importância do online como uma ferramenta global, capaz de globalizar a cultura. É isso que nós queremos para 2024, que tudo aquilo que os municípios produzem possa ser consumido de forma democrática”, destacou.

Estado garante suporte para prefeituras

A reunião da AMCG Cultura também teve a presença da Agente Regional de Cultura do Estado, Andressa Oliveira Silva, que reforçou a importância da iniciativa da entidade. “A Enciclopédia é um projeto muito interessante, que busca reunir o que há de melhor nos municípios. O Governo do Paraná, ao abraçar as intenções dos municípios, contempla esse mesmo objetivo. Com isso, poderemos fazer com que a população enxergue o potencial da cidade onde mora e também de toda a região. Parabenizo a Associação e todas as prefeituras”, afirmou.

Andressa ainda enalteceu o trabalho de integração realizado pela Associação. “Existe nos Campos Gerais um entrosamento entre os municípios. Essa troca constante de informações e experiências também facilita nossa atuação por meio do Estado. Queremos debater a cultura nas nossas cidades, incentivar a promoção de políticas públicas e fazer com que esse fortalecimento contemple o maior número de pessoas possível. Estamos sempre à disposição para atender todas demandas”, concluiu.

Ações de incentivo

Alberto Portugal ainda aproveitou a oportunidade para exaltar o potencial que a região tem como um todo. “Somos um celeiro de produção cultural. Nós vemos, atualmente, um engajamento de todos gestores para que todo o estado do Paraná e todo o país enxergue essa potência cultural que nós temos na nossa região. Então, com os esforços somados de cada um desses municípios, que acreditam na cultura como instrumento de desenvolvimento, de transformação da região, nós teremos um ano muito promissor. No ano passado, nós plantamos algumas sementes, demos passos muito importantes nessa soma de esforços. Acredito que nesse ano de 2024 nós teremos grandes conquistas”, avaliou.

Quem somos

A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) é um órgão de representação municipal e microrregional, sendo constituída sob a forma de sociedade civil, sem fins lucrativos. É composta por 19 municípios da Região dos Campos Gerais, sendo: Arapoti, Carambeí, Castro, Curiúva, Imbaú, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Porto Amazonas, Ponta Grossa, Reserva, São João do Triunfo, Sengés, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.

A AMCG tem como principal objetivo a integração regional, econômica e administrativa, buscando o fortalecimento dos municípios, defendendo os seus interesses, visando o desenvolvimento econômico e social.