Correio dos Campos

Brasil como protagonista nas tendências da NRF

CEO do market4u, Eduardo Córdova, comenta os principais insights da maior feira de varejo do mundo
6 de fevereiro de 2024 às 15:07
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A National Retail Federation (NRF), reconhecida como o maior evento de varejo do mundo, apresentou entre os dias 14 e 16 de janeiro de 2024, em Nova York, as principais tendências que moldam o cenário do setor. Entre os assuntos tratados esse ano, Eduardo Córdova, CEO do market4u, rede líder do segmento de mercados autônomos no Brasil, destaca temas como a tecnologia, logística, gestão e inovação, com enfoque especial em tecnologias emergentes e transformações no comportamento do consumidor.

Eduardo conta que durante a NRF a automação foi a protagonista, abrangendo desde máquinas de autoatendimento até caixas automatizados. Uma tendência que já está presente de maneira significativa no Brasil e que se destaca pela busca incessante em automatizar cada vez mais processos, simplificando a jornada do cliente e proporcionando uma experiência mais ágil e eficiente. “A evolução das automações já é algo consolidado no mundo e temos um grande destaque para o Brasil, uma vez que por aqui os mercados autônomos crescem cada dia mais, ultrapassando as 10 mil unidades e superando a marca de 1 bilhão de reais em faturamento apenas em 2023. Isso ocorre pois o modelo de minimercados, presentes em condomínios residenciais e comerciais, têm se tornado aliados essenciais para consumidores em meio à agitação do dia a dia”, conta o CEO.

Eduardo explica que a feira também trouxe com um aspecto notável a ênfase na personalização extrema voltada para os consumidores, reforçando a importância de compreender e satisfazer as necessidades específicas de cada cliente. Nesse contexto, o market4u, com mais de 2 mil unidades distribuídas por todas as regiões do país, sempre teve como foco ser um facilitador de experiências de compra personalizadas e eficientes, impulsionando o setor a novos patamares. “É fundamental aliar o autoatendimento às compras personalizadas, utilizando a inteligência artificial como uma ferramenta poderosa, coleta e análise de dados de consumo permitem criar uma experiência de compra única.O market4u está nesse mercado há quase 4 anos, por isso, entendemos a importância de simplificar e personalizar a jornada do cliente, levando promoções exclusivas, baseadas no perfil de compra de cada consumidor, por exemplo”, afirma.

O CEO também conta que além de seguir a tendência dos mercados autônomos, o market4u inova ao adotar o conceito de personalização, denominando estrategicamente suas lojas como PDX, ou Pontos de Experiência. “Apesar do Brasil já se destacar como protagonista nesse mercado, reconhecemos o amplo espaço para crescimento. Por isso, continuamos investindo em tecnologia para proporcionar ainda mais personalização aos nossos clientes, seguindo assim a tendência mundial de facilitar a rotina de toda a sociedade”, finaliza.