Correio dos Campos

Participação em Congresso garante novas qualificações

13 de dezembro de 2023 às 09:07
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Fomentar discussões, compartilhar experiências e ampliar o conhecimento. Com estes objetivos, equipe do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) participou do Congresso Sul, Sudeste e Centro Oeste das Secretarias Municipais de Saúde realizado em Florianópolis. Com a presença de representantes de dez Conselhos das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), o evento contou com gestores municipais de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. “Promovemos uma ampla troca de experiências. Ampliamos o horizonte para melhorar ainda mais nosso atendimento”, destaca a diretora, Pâmella Costa.

Na programação, 116 convidados compuseram mesas redondas, palestras e treinamentos sobre os mais diversos temas ligados à Saúde. “Além de Políticas Públicas e especialidades, foram destacadas ainda as ações de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS)”, aponta a diretora, lembrando ainda da importância da regionalização.

A participação da ministra da Saúde, Nisia Trindade Lima, e da a representante da Organização Pan-Americana da Saúde OPAS/OMS, médica Socorro Gross, foram alguns dos destaques. “Nossa equipe pode aprender muito. A programação foi pensada visando a qualificação dos gestores”, avalia Pâmela. “Eventos como este nos trazem a certeza de que estamos no caminho certo e que as experiências exitosas compartilhadas podem ser aplicadas em nossos ambulatórios, com o objetivo de qualificar os atendimentos aos nossos usuários do SUS na atenção ambulatorial especializada”, completa.

O uso da tecnologia para a melhoria na resolução das demandas da saúde da população também esteve entre os debates. “O compartilhamento de dados e o uso da inteligência artificial, por exemplo, estão transformando os processos relacionados à saúde dos pacientes. Todas as esferas devem estar cientes das transformações que isto acarreta, para governança, os prestadores de serviços, e, sobretudo, pacientes”, ressalta a representante do CimSaúde.