Correio dos Campos

Série histórica demonstra crescimento de serviços

26 de abril de 2023 às 14:51
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Um aumento de mais de 500% em exames e 100% em consultas em seis anos. O Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) apresentou na tarde de terça-feira, dia 25, série histórica de atendimento e prestação de contas de 2022 aos prefeitos dos municípios consorciados. “Os números apresentados demonstram que o Consórcio cresce a cada dia com trabalho e realizações”, destacou o presidente e prefeito de Arapoti, Irani Barros.

De 53.974 exames e 16.419 consultas em 2017, o CimSaúde pulou para 265.774 exames e 36.008 consultas em 2022. “Sabemos que temos muito a crescer ainda, mas já evoluímos muito”, avalia a diretora Pâmella Costa, contabilizando mais de R$ 10 milhões de recursos investidos na saúde especializada no último ano.

A prestação de contas de 2022 já havia sido apresentada e aprovada pela diretoria e conselho fiscal na última semana, e nesta terça foi aprovada por todos os prefeitos. “Há alguns anos que estamos conseguindo aprovação de todas as nossas contas, junto ao Tribunal (TCE). Isso demonstra nosso trabalho sério e comprometido”, aponta Pâmella.

Conforme o presidente, o CimSaúde está cada vez mais próximo dos municípios, e esta ação ainda será aprimorada. “Estamos realizando mutirões e levando consultas especializadas aos municípios. Queremos que cada vez mais os gestores utilizem os serviços do Consórcio e nos consultem sobre novas possibilidades”, disse.

2022 também contou com número recorde de prestadores de serviços. 96 foram credenciados. Em 2017 eram 51. “Mais serviços geram novas demandas”, esclarece Pâmella.

Outra questão apresentada para os prefeitos na prestação de contas foi a utilização dos valores da Ficha de Programação Orçamentária (FPO). Em 2022 foram 10.466 os procedimentos realizados com um recurso de R$ 263.899,72 proveniente da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). “Podemos aproveitar melhor o recurso da FPO, mas para isso precisamos fazer um processo de alteração junto à Sesa para expandir os serviços de acordo com a real necessidade dos municípios”, esclarece a diretora do Consórcio.