O mercado em constante transformação
COM ASSESSORIAS – Sabemos que tudo na internet acontece muito rápido, que as tendências mudam e que não existe fórmula mágica para vender bem quando o assunto é marketing digital. As mudanças acontecem sem que percebamos e, independente da velocidade, precisamos nos adaptar. Para 2023, muitos especialistas já apontam quais devem ser as principais movimentações e quem trabalha com isso já deve estar atento para se preparar.
Encerramos 2022 aguardando novidades sobre o Metaverso, mas tudo ainda está muito longe de se concretizar e popularizar. Além do fato da Meta ter tido algumas baixas e notícias de demissão em massa se espalharem pelos jornais. Já as plataformas de transmissão ao vivo cresceram no ano que passou, especialmente por conta do brasileiro Casimiro Miguel, hoje um dos maiores streamings do mundo, com diversos recordes de audiência.
Observando o cenário atual de negócios, definimos tendências que acreditamos que serão destaques do ano que acaba de começar. Elas não são precisas e nem irrefutáveis, mas fazem sentido para muitas pessoas que acompanham o mundo do marketing digital.
O TikTok já dominou os dois últimos anos e assim continuará sendo em 2023. Os vídeos curtos em formato vertical conquistaram o público, por isso vale a pena apostar, mesmo a grande parte do mercado ainda sendo moldada pelo Meta, primeiro com o Facebook e atualmente com o Instagram.
Hoje, o que a rede chinesa trabalha vira tendência na principal rede do meta (Instagram) e isso deve continuar acontecendo e mudando a forma como produzimos e pensamos os conteúdos. Precisamos estar preparados, gostando ou não.
Outro ponto são as produções simples, feitas 100% pelo celular, desde a captação à edição dos materiais. Com a grande evolução tecnológica, a tendência é vermos cada vez mais celulares sendo utilizados para todas as produções, com obtenção de resultados satisfatórios.
A lógica da indústria é outra e precisamos nos adaptar a ela. Enquanto antes uma campanha era captada em uma grande produção e depois adaptada para o mobile, hoje a ordem é inversa. Primeiro produções boas e simples, feitas e pensadas pelo/para o celular, e depois para os outros meios. O que não pode faltar é um bom roteiro.
Ultimamente as pessoas têm se interessado por influencers menores e mais próximos, portanto esta pode ser uma outra tendência para 2023. Espécie de comunidades, onde as pessoas dialogam mais e de forma natural, diminuindo a quantidade de influencers massivos. Talvez para as marcas valha mais a pena investir em pessoas que produzam conteúdos mais locais ou regionais, dependendo de qual seja o objetivo.
Outro termo que também pode fazer parte do nosso 2023 é o infoentretenimento. Resumidamente é quando além de entreter o público os conteúdos se preocupam em informar ao mesmo tempo. Mais uma vez o Tiktok ganha destaque, pois permite essa linguagem muito bem. Claro, deve-se entender a lógica dos conteúdos da rede e ver o que pode ser feito para conseguir obter destaque na rede do futuro.
Outra tendência já é antiga, mas deve ser cada vez mais exigida: agilidade. Hoje você não pode mais ficar meses produzindo uma campanha, a agilidade é o caminho pois se você não estiver entregando conteúdo, um concorrente vai estar. É preciso pensar, criar e desenvolver tudo muito rápido para acompanhar o ritmo do mercado.
Por último e não menos importante, as Live Sellings. São propagandas temporárias, onde um determinado produto pode estar em promoção durante a realização de um quadro de um programa de TV por exemplo. Vimos muito isso na edição de 2022 do Big Brother Brasil e a tendência é aumentar ainda mais.
Os meios tradicionais estão se rendendo ao digital, por isso a disponibilização de QR Codes é cada vez mais comum na televisão. Não tem como brigar e nem como vencer o digital, as duas coisas precisam funcionar juntas.
É claro que todas essas tendências mencionadas podem não se confirmar, é preciso ter um feeling e não apostar em tudo de uma vez, mas de todo modo é bom estar preparado.