Correio dos Campos

Irani Barros é eleito presidente do CimSaúde

15 de dezembro de 2022 às 10:03
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Por aclamação, o Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) elegeu a diretoria do biênio 2023/2024 na manhã desta quarta-feira, dia 14, no Conservatório Musical Maestro Paulino, em Ponta Grossa. Intitulada como “Fortalecimento da Atenção Ambulatorial Especializada nos Campos Gerais”, a chapa única, conta com os prefeitos de Arapoti, Irani Barros, na presidência; de São João do Triunfo, Abimael do Vale, na vice-presidência; de Piraí do Sul, Henrique Carneiro, na tesouraria; e de Tibagi, Artur Ricardo Nolte, Butina, na secretaria. “Nossa intenção é deixar o Consórcio mais resolutivo. Ajudar a facilitar o trabalho das Prefeituras na área da saúde”, antecipa Barros.

A nova chapa toma posse no mês de janeiro e assume as ações e serviços do Consórcio de Saúde pelos próximos dois anos. “A diretoria, encabeçada pelo Dr Marcio, já avançou bastante nos trabalhos do CimSaúde. Temos o compromisso de manter e melhorar ainda mais esses serviços”, garante o presidente eleito, destacando as licitações em conjunto para melhorar a infra-estrutura da saúde nos municípios consorciados. “Já estamos sendo cobrados pelo Ministério Público para realizar contratos via Consórcio”, conta.

O então presidente do CimSaúde, o prefeito de Telêmaco Borba, Marcio de Matos, destacou a atuação da equipe de colaboradores, ao lado da diretoria. “Fizemos o que estava ao nosso alcance. Lutamos para ampliar o rol de serviços, e vamos poder desfrutar dos resultados já no próximo ano”, antecipa.

Vice-presidente eleito do CimSaúde, Abimael falou ainda da atuação dentro dos municípios. “Mesmo não estando no rol dos serviços, a diretoria se esforça e executa, dentro da legalidade, a demanda individual das Prefeituras”, conta, citando as consultas e os exames com especialistas, e o “excelente” trabalho desenvolvido pela diretora executiva Pâmella Costa. Como exemplo, a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, citou o mutirão, realizado em parceria com o Consórcio e prestador consorciado, que zerou a fila de pacientes que aguardavam por endoscopia e colonoscopia. “Foram mais de três mil procedimentos”, exultou a chefe do Executivo, destacando que este tipo de ação pode ser executada em todos os municípios.

A economia com o transporte na área da saúde foi destaque no discurso do secretário eleito. “Esperamos economizar ainda mais no transporte com a descentralização dos serviços de saúde”, prevê Butina, citando as dezenas de pacientes que são transportados diariamente para a sede e subsedes do Consórcio em busca de atendimento.

Para o tesoureiro eleito, o trabalho dos Consórcios Intermunicipais são de suma importância para os municípios. “Uma das maiores demandas dos municípios é quanto ao atendimento na área da saúde. Esperamos fazer um bom trabalho para sanar alguns dos gargalos do setor”, comenta o prefeito de Piraí do Sul.

A atuação da diretoria, com a assembleia de prefeitos e, também, com o comitê técnico consultivo formado junto aos secretários municipais de saúde foram citadas pela diretora executiva como motivos do crescimento do Cimsaúde. “Esta proximidade com as Prefeituras, que conseguimos por meio da Comissão, só tem trazido benefícios. Assim ficamos mais próximos dos gestores e conhecemos as principais demandas da população”, justifica.