Correio dos Campos

Aliel está entre os parlamentares que mais defendem o Meio Ambiente

17 de agosto de 2022 às 11:22

COM ASSESSORIAS – O deputado federal Aliel Machado (PV), está entre os deputados paranaenses com maior atuação em defesa dos temas socioambientais na Câmara dos Deputados. O ranking, criado pelo “Ruralômetro” 2022, é uma ferramenta desenvolvida pela Repórter Brasil, que avalia a atuação dos deputados diante das questões socioambientais, a partir da criação dos projetos de leis e votações. No ano passado o parlamentar representou o Brasil na COP 26, evento que foi realizado na Escócia e que debateu os temas relacionados ao meio ambiente com lideranças mundiais.

Para Aliel, figurar entre os parlamentares que mais defendem o Meio Ambiente na Câmara é resultado de um trabalho sério e responsável. “Nosso mandato tem posições muito claras e definidas nas questões ambientais. Desde a defesa das nossas riquezas naturais, dos povos indígenas e também do nosso Paraná. O país precisa pensar urgente em novas formas de gerar energia sustentável. Esse é também o posicionamento do nosso partido, o Partido Verde, que é mais que um partido, mas uma organização reconhecida mundialmente”, afirma Aliel.

De acordo com a ferramenta, para a captação dos dados foram analisadas 28 votações nominais e 485 projetos de leis, discutidos na atual legislatura. Para a análise da atuação dos deputados, com base nas discussões dos projetos, foram convidadas 22 organizações não-governamentais, que classificaram os projetos como favoráveis e desfavoráveis.

A partir dessa classificação, os deputados receberam pontuações individuais, de acordo com as propostas dos projetos e das votações, sendo utilizada a escala de temperatura corporal humana, que varia entre 36º C e 42º C, considerando que 37,3ºC seja neutro. Quanto maior a quantidade de projetos e votações desfavoráveis, maior a temperatura. Enquanto os deputados com temperatura abaixo, foram considerados com atuação favorável diante dos temas socioambientais, como é o caso do deputado Aliel Machado.