Correio dos Campos

Dados do Censo Demográfico 2022 são necessários para desenvolvimento de infraestrutura pública

A realização da pesquisa, que teve início em 1º de agosto de 2022 e seguirá até 31 de outubro de 2022, conta com mais de 183 mil recenseadores que visitarão domicílios por todo o Brasil
2 de agosto de 2022 às 10:46

COM ASSESSORIAS – Mais de 75 milhões de domicílios serão visitados durante a realização do Censo Demográfico 2022, pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a partir desta segunda-feira, 01/08. Os dados coletados pelos 183 mil recenseadores são de suma importância para o desenvolvimento de políticas públicas e o planejamento de infraestrutura por 5.568 municípios brasileiros.

Segundo o engenheiro civil Joel Krüger, além de contar os habitantes do território nacional, o Censo Demográfico tem o objetivo de identificar suas características e revelar como vivem os brasileiros. “Esses dados são informações úteis e imprescindíveis para que sejam tomadas decisões de investimento do dinheiro público, tanto em políticas sociais quanto em infraestrutura por todo o país, como acessibilidade, presença de ciclovias, saneamento básico, segurança pública, habitação e circulação de veículos”, esclarece.

A estimativa do IBGE é que, atualmente, a população brasileira some em torno de 215 milhões de habitantes. Realizado desde 1872, a última edição do Censo foi realizada em 2010. A edição em 2020 foi cancelada por conta da pandemia e em 2021 por falta de recursos. Neste ano, o orçamento destinado à pesquisa é de R$ 2,3 bilhões. “Com o Censo Demográfico 2022, é possível entender o perfil da população brasileira, contribuindo para a tomada de decisões técnicas para atender os anseios da população”, finaliza Joel.

Ainda de acordo com o IBGE, os resultados revelam tendências e parâmetros sobre nascimentos, mortes e migração, informações que são indispensáveis para a elaboração de projeções, estimativas populacionais e políticas públicas. O censo também é a única fonte de referência nacional sobre as condições de vida da população em todo território nacional, especificado por divisões administrativas de cada prefeitura e por áreas urbanas e rurais.