Correio dos Campos

Saiba quem são os pré-candidatos ao Governo do Paraná

15 de julho de 2022 às 15:33
(Foto: Ilustrativa/Freepik)

As eleições de 2022 estão cada vez mais próximas e a corrida eleitoral está acirrada pois, neste ano, além de escolher o presidente da República, a população brasileira também vai votar para escolher os governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Com isso, o RICMais preparou uma uma pequena biografia política, que começará pelos pré-candidatos ao Governo do Estado do Paraná.

Os nomes que estão na disputa pelo cargo, ainda devem ser oficializados através das convenções partidárias que serão realizadas até 5 de agosto. Além disso, cada partido deverá registrar as candidaturas na Justiça Eleitoral.

Estamos a três meses das eleições. O primeiro turno está marcado para o dia 2 de outubro. E, caso necessário um segundo turno, os eleitores voltam às urnas em 30 de outubro.

A reportagem foi feita com base nas informações dos partidos que responderam. Como se trata de pré-candidaturas, o cenário ainda poderá mudar. Caso algum partido queira se manifestar sobre uma pré-candidatura que não conste na matéria, deverá entrar em contato com o RICMais.

Saiba quem são os pré-candidatos ao Governo do Paraná

Ratinho Junior (PSD)

(Foto: Rodrigo Felix Leal/AEN)

Ratinho Junior é o atual governador do Paraná e busca a reeleição pelo Partido Social Democrático (PSD). O empresário, administrador de empresas e comunicador iniciou a carreira política em 2002, quando foi eleito, aos 21 anos, como deputado estadual pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Em 2006, foi eleito deputado federal pelo Partido Popular Socialista (PPS) e reeleito em 2010 para a Câmara Federal pelo Partido Social Cristão (PSC). Já em 2012, concorreu a eleição para prefeito de Curitiba pelo mesmo partido, disputando o segundo turno com o candidato eleito. Dois anos depois, em 2014, foi eleito deputado estadual, até que em 2018 venceu a eleição para governador.

Angela Machado (PSOL)

Pré-candidata ao governo do estado (Foto: Reprodução/redes sociais)

Professora da rede pública estadual há mais de 20 anos, Angela Machado atua nas causas da educação, das mulheres, da população negra, da juventude, das comunidades LGBTI+, dos indígenas e da comunidade periférica.

Angela também trabalha no Cursinho de Educação Popular Emancipa, localizado na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) e no coletivo de mulheres Juntas.

Angela disputou, nas eleições de 2020, o cargo de vereadora de Curitiba, também pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).

Cesar Silvestri Filho (PSDB)

(Foto: Sandro Nascimento/Alep)

Cesar Augusto Carollo Silvestri Filho nasceu e atualmente mora em Guarapuava, onde foi prefeito por duas vezes. Em 2008, com 27 anos, disputou sua primeira eleição para a prefeitura de Guarapuava pelo Partido Popular Socialista (PPS) e ficou em segundo lugar. Dois anos depois, foi eleito deputado estadual.

Em 2012, César venceu as eleições municipais e se tornou o prefeito mais jovem de Guarapuava. Em 2019, filiou-se ao Podemos e assumiu o diretório do partido no Paraná. Deixou o Podemos, no início de 2022, para ingressar no Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Durante a gestão como prefeito, foi vice-presidente da Federação Nacional de Prefeitos (FNP) para Concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs).

O pré-candidato ao governo do Estado é formado em direito e já advogou por 12 anos em Brasília, mas atua como empresário no ramo do agronegócio.

Roberto Requião (PT)

(Foto: Agência Senado)

O curitibano Roberto Requião de Mello e Silva é graduado em direito e jornalismo e começou a sua vida política como deputado estadual eleito em 1982. Em 1985, foi eleito prefeito de Curitiba. Em 1989, venceu a eleição para governador do Paraná. Em 1994, tornou-se senador da República.

Em 2002, venceu novamente as eleições para o Governo do Estado, sendo reeleito em 2006. Em 2010, venceu novamente para senador. Requião, agora pré-candidato ao governo do Paraná.

Após 40 anos filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), o político deixou a sigla e ingressou no Partido dos Trabalhadores (PT), em março de 2022.

Solange Ferreira Bueno (PMN)

(Foto: Divulgação Partido PMN)

É a primeira vez que Solange Ferreira Bueno disputa um cargo público. Natural de Maringá, no norte do Estado, ela viveu sua infância e juventude em Cascavel.

Solange é professora de música. Ela reside em Curitiba desde 2012, onde atua como professora de música e participa de movimentos que propagam a paz e o amor ao próximo.

Vivi Motta (PCB)

(Foto: Reprodução/redes sociais)

Militante desde os 15 anos de idade na luta pelos estudantes, Vivi Motta é formada em ciências sociais e psicologia. Ela foi professora de sociologia na rede estadual de ensino.

Vivi Motta é integrante do Comitê Regional do Partido Comunista Brasileiro (PCB) no Paraná e se afirma como feminista, antirracista, anti-LGBTfóbica.

Fonte: RIC Mais

Leia mais clicando AQUI