Correio dos Campos

Dia de Cooperar: CAPAL promove ações de voluntariado em todas as unidades

22 de junho de 2022 às 10:19
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Pelo segundo ano consecutivo, todas as filiais da Capal Cooperativa Agroindustrial participam ativamente do Dia de Cooperar (Dia C), projeto de responsabilidade social e voluntariado que reafirma os princípios do cooperativismo em todo o país.

Cada unidade vai promover atividades que ofereçam benefícios para a comunidade, como coleta de sangue, ações de conscientização, arrecadação de livros e itens de primeira necessidade, plantio de árvores, encontros recreativos, entre outras iniciativas que mobilizam a população local.

Na matriz em Arapoti/PR, a CAPAL, em parceria com Ceral e Sicredi, vai realizar diversas ações em prol da AMAA (Associação de Mães de Autistas de Arapoti), fundada em fevereiro deste ano no município. A programação inclui conscientização junto aos pais sobre o transtorno do espectro autismo (TEA), ação de acolhimento às crianças e adolescentes assistidos pela entidade, doação de brinquedos e panfletagem com materiais informativos.

Atualmente, as mães que integram a AMAA se reúnem duas vezes por semana em uma sala cedida pela Prefeitura Municipal de Arapoti, no Centro de Referência em Ação Social (CRAS). O objetivo dos encontros é dar apoio aos familiares pós-diagnóstico, garantir os direitos e promover o desenvolvimento dos autistas atendidos. Outra frente de atuação da AMAA é a conscientização sobre o TEA, possibilitando o diagnóstico precoce e reduzindo a desinformação e o preconceito.

O Dia C é oficialmente comemorado no dia 2 de julho, mas algumas unidades da CAPAL já iniciaram suas atividades. No município de Taquarituba/SP, por exemplo, a ação de coleta de sangue resultou em 85 bolsas de sangue para o Hospital Amaral de Carvalho. A iniciativa contou com a parceria do Sicredi.

Campanhas de arrecadação também integram o rol de ações e já estão acontecendo. Durante o mês de junho, a filial da cooperativa em Ibaiti/PR está arrecadando itens de primeira necessidade que serão destinados para a Casa Lar Menino Jesus. A ação do Dia C na unidade de Joaquim Távora/PR está com uma caixa para coleta de leite para o Asilo São Vicente.

As unidades de Santana do Itararé e Wenceslau Braz, ambas localizadas no Paraná, vão comemorar o Dia C com encontros recreativos para as crianças e adolescentes atendidos pela APAE e pelo projeto social do Colégio São Tomás de Aquino, respectivamente. As tardes educativas terão doação de livros, ação com foco em saúde bucal e show com palhaço. Ainda no âmbito da educação, a unidade de Carlópolis/PR vai montar um espaço de leitura no Projeto Irmão Caçula.

O Dia C também se compromete com a reforma e melhoria da infraestrutura de espaços públicos e entidades beneficentes. A ideia é a arrecadação de fundos junto com funcionários, produtores associados e comunidade em geral para financiar as obras. Em Curiúva/PR, o objetivo é a restauração do parquinho infantil da praça Constante Borges, enquanto em Pinhalão/PR, a ação do Dia C visa aprimorar o parquinho do CMEI Tia Júlia, além de arrecadação de brinquedos e entrega no dia da reinauguração do espaço.

Já no Estado de São Paulo, as iniciativas de infraestrutura e melhoria de espaços são voltadas para a reforma do sanitário do Lar dos Idosos em Itararé e a construção de uma praça externa na atual instalação da OSC Bons Amigos, em Taquarivaí. As duas ações são em parceria com o Sicredi. Em Fartura/SP, os voluntários serão mobilizados para realizar o plantio de mudas de árvores no Parque Piscinão, área urbana do município.