Correio dos Campos

Dia do Cinema Brasileiro: 7 filmes para assistir com as crianças

Programa em família ajuda a fortalecer os laços afetivos e é ideal para os dias frios
17 de junho de 2022 às 11:00

COM ASSESSORIAS – Comemorado em 19 de junho, o Dia do Cinema Brasileiro prestigia as produções nacionais, a cultura local e ajuda a difundir curiosidades e características de um país tão grande como o Brasil.

De acordo com a professora de Artes do Colégio Marista Santa Maria, Alessandra Tomazi, o cinema proporciona uma experiência única, ao unir som, imagem e enredo. “Ao assistir a um filme, o espectador é levado a imaginar sabores, associar as cores às emoções e sons apresentados na tela, lembrar do aroma de uma flor, como se essa estivesse ali naquele momento. Sinestesia única, que pode estimular a imaginação sem limites dos pequenos. Portanto, essa experiência é bastante válida para as crianças, que podem aprender de forma divertida e cativante por meio das histórias”, afirma.

Uma boa sessão de filme, seja em casa ou no cinema, também é um ótimo programa em família, pois a experiência reforça os laços afetivos e marca a memória dos filhos. Confira algumas sugestões de títulos para celebrar o Dia do Cinema Brasileiro em família:

Turma da Mônica – Laços

Lançada em 2019, a produção é um live-action dos quadrinhos de Maurício de Souza. No filme, Floquinho, o cachorro do Cebolinha, desaparece. O menino pensa, então, em um plano infalível para resgatar o cãozinho, mas para isso vai precisar da ajuda de seus fiéis amigos Mônica, Magali e Cascão. Juntos, eles irão enfrentar grandes desafios e viver grandes aventuras para levar o cão de volta para casa.
Disponível em: Telecine Play, NOW, Apple TV, Google Play, Vivo Play

Tainá

O filme traz um tema bastante relevante e atual. Tainá é um retrato da exploração da Floresta Amazônica e de seu impacto nas populações originárias. Mesmo se tratando desse tema, a narrativa é permeada pela sensibilidade de Tainá, que se envolve em uma série de aventuras em um belo cenário amazônico. O primeiro longa não está disponível em streaming, mas o número dois e três podem ser alugados pelo YouTube.

O Menino Maluquinho

Com uma panela na cabeça e jaleco azul, o personagem principal é inspirado na obra do cartunista Ziraldo. O filme se passa no final dos anos 1960. O Menino Maluquinho é um garoto normal, feliz e bem cuidado por sua família que, enquanto aproveita a infância brincando na rua com a turma, observa o mundo que o cerca e aprende a lidar com a vida.
Disponível em: Google Play, Vivo Play

O Menino do Espelho

Baseado no livro de mesmo nome do autor mineiro, Fernando Sabino, o filme mostra as aventuras de Fernando, de 10 anos, que está cansado de fazer as tarefas chatas. Seu sonho é ter um sósia para cuidar delas enquanto ele poderia se divertir à vontade. Um dia, é exatamente isso que acontece: seu reflexo deixa o espelho e ganha vida.
Disponível na Netflix e Telecine Play.

D.P.A. – Detetives Do Prédio Azul

A série que faz sucesso entre as crianças foi transportada para o cinema em 2017. No primeiro longa, Bento, Sol e Pippo presenciam um crime mágico que condena o Prédio Azul a ser demolido. Como se não bastasse, o quadro falante e único testemunha do evento, desaparece. Para evitar a tragédia, o trio sai pelo Rio de Janeiro investigando os principais suspeitos.
Disponível em: Google Play, Vivo Play

Felipa e o Foguete

O melhor amigo de Felipa é o cão vira-lata Foguete. Quando os pais da menina decidem se mudar para um prédio em que não se pode ter animais de estimação, ela é obrigada a se separar de seu cãozinho. Mesmo sendo um processo difícil, Felipa sairá dessa fortalecida.
Disponível em: Goblo Play,

Carrossel, o Filme

Em férias, os alunos da Escola Mundial viajam ao acampamento Panapaná, pertencente ao avô de Alícia. Lá eles participam de uma gincana organizada pelo sr. Campos, que faz o possível para que as crianças se divirtam. Contudo, a chegada de González, representante da incorporadora que pretende comprar terreno do acampamento para transformá-lo em fábrica, agita o local.
Disponível na Netflix.