Correio dos Campos

CAPAL lança programa para medir felicidade dos colaboradores e promover qualidade de vida

Programa Felicidade Interna do Cooperativismo (FIC), em parceria com Sescoop/PR, tem o objetivo de medir o índice de felicidade dos funcionários da cooperativa
13 de junho de 2022 às 10:19
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A Capal Cooperativa Agroindustrial deu início ao Programa Felicidade Interna do Cooperativismo (FIC) junto aos seus colaboradores. O lançamento do FIC, realizado no início deste mês, reuniu cerca de 250 funcionários e dirigentes em evento presencial na matriz da CAPAL, em Arapoti/PR. O objetivo do programa é medir o índice de felicidade interna da cooperativa, além de estimular o bem-estar e qualidade de vida entre os colaboradores.

O lançamento do FIC surpreendeu os colaboradores, indo além do modelo tradicional. A companhia Sou Arte apresentou um espetáculo artístico, tratando do tema felicidade por meio de números circenses, acrobacias e coreografias. A colaboradora Maria Aparecida da Silva atesta que o lançamento do Programa foi efetivo.

“Muitas pessoas nunca tinham assistido a um espetáculo, inclusive eu, até mesmo porque na nossa região não há eventos como esse. Às vezes, a gente vive no automático e não para pra pensar no que é ser feliz, esquece de cuidar da própria saúde e bem-estar. Também foi importante para mostrar o objetivo do Programa”, pontua Maria.

O evento também apresentou as etapas do Programa, em palestra com a profissional de educação corporativa Vera Regina Silva. Ela é integrante da cooperativa de serviço Pluricoop e, junto de Bia Tomiazzi, será responsável pela execução do FIC na CAPAL.

Próximos passos

De acordo com Aline Brizola, analista de Recursos Humanos e integrante do Comitê do Programa FIC, todos estão bem animados com a iniciativa, que já conta com 31 “felicitadores”, colaboradores selecionados pela gestão de cada setor. “Cada um deles irá auxiliar na divulgação do programa e engajamento da equipe em cada etapa do programa, que vai ter um piloto na Matriz, em Arapoti, com 417 funcionários de diferentes áreas da Cooperativa”, explica.

A próxima etapa acontece na segunda quinzena de junho e consiste na aplicação de um questionário online aos colaboradores com 97 questões sobre as nove dimensões contempladas pelo FIC: uso do tempo, saúde, cultura, educação, governança, meio ambiente, bem-estar, padrão de vida e vitalidade comunitária. A partir do resultado obtido pela pesquisa, será elaborado um diagnóstico de felicidade considerando as frentes do programa.

Após a pesquisa, no decorrer do ano, o Programa FIC terá uma ampla programação, que inclui workshops, e desenvolvimento e aplicação do plano de ação. A realização do projeto é uma parceria entre CAPAL, Sescoop/PR e Pluricoop.